Warning (2): session_start() [function.session-start]: open(/var/lib/php/session/sess_8gs7huksjl8vjrkorp66j7cug2, O_RDWR) failed: Permission denied (13) [CORE/cake/libs/session.php, line 539]
Parque Estadual da Ilha Anchieta se prepara para receber turistas no verão - Portal CEDS

Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Parque Estadual da Ilha Anchieta se prepara para receber turistas no verão

Quinta, 13 de Dezembro de 2012

Quem passar pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, durante a próxima temporada, vai contar com mais segurança e conforto, tanto nos passeios pelas trilhas, quanto nos banhos de mar. O PEIA se preparou para receber os turistas durante as férias de verão e ficará aberto à visitação, durante a temporada, de segunda a domingo, das 8h às 18h. As trilhas necessitam de agendamento prévio, que pode ser feito pelo e-mail pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br ou pelo telefone(12) 3832-1397.

Entre as opções de trilhas, o visitante pode escolher caminhos que levam às praias do Sul, Engenho e Palmas e da Trilha Saco Grande, entre outras. As áreas demarcadas para banho nas praias contam com boias visíveis na extensão das praias da Baía de Palmas: Presídio, Engenho, Sapateiro, Prainha de Fora e Palmas.  O objetivo da demarcação, além de proporcionar maior segurança aos banhistas, é garantir a balneabilidade das praias.

Uma novidade para esta temporada é a implantação experimental da Trilha da Restinga. O passeio revela vegetação que representa o ambiente de transição entre a praia e a Mata Atlântica.  Este novo roteiro foi identificado no ano passado, por voluntários do Programa “Amigos do Verde”, que perceberam o grande potencial turístico da trilha, que se diferencia por ser um ecossistema raro hoje em dia, já que esta faixa é alvo de grande pressão, devido à especulação imobiliária.  

Com 500 metros de extensão (acesso pela Praia de Palmas), a Trilha da Restinga tem nível de dificuldade fácil, leva cerca de 1h30m para ser percorrida. Durante o percurso, é possível observar espécies de jundu, como pinheirinho, grama e marmeleiro de praia, que são responsáveis pela contenção morfodinâmica, ou seja, retém o avanço do mar. Mais adiante, araçás, orelhas-de-onça, aperta-guela e clusia criuva.  Entre as espécies da fauna, é possível encontrar tatus, cotias, capivaras, saracuras, sabiás, sanhaços e lagartos. 

Sobre o PEIA

A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo. Com 828 hectares, é um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Protegida pela criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta, apresenta aos visitantes um grande espetáculo da natureza. O Parque ocupa a totalidade da Ilha Anchieta e, além de proteger as riquezas naturais, preserva rico patrimônio histórico- cultural.

Praias belíssimas, trilhas ecológicas, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil. As instalações do antigo presídio, em ruínas, atraem o público para viver a atmosfera onde aconteceram importantes fatos da nossa história.

Além dos turistas, mergulhadores, pesquisadores e outros estudiosos procuram a Ilha Anchieta durante todo o ano. Na sede do parque, estão disponíveis muitas informações e painéis fotográficos. O parque também conta com  monitores de turismo para trilhas ecológicas e culturais, entre outros atrativos.

SERVIÇO

Parque Estadual Ilha Anchieta

Ingresso: R$ 12

Funcionamento: de segunda a domingo, das 8h às 17h

Mais informações: (12) 3832-9059 / (12) 3832-1397

E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br 

Fonte: CaraguaVerde














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.

Warning (2): Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_8gs7huksjl8vjrkorp66j7cug2, O_RDWR) failed: Permission denied (13) [Unknown, line ??]
Warning (2): Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) [Unknown, line ??]