Warning (2): session_start() [function.session-start]: open(/var/lib/php/session/sess_hfr7datj7j0cj3cmv7rhcsnfo3, O_RDWR) failed: Permission denied (13) [CORE/cake/libs/session.php, line 539]
Documentário sobre lixo no Litoral Norte ganha prêmio em festival - Portal CEDS

Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Documentário sobre lixo no Litoral Norte ganha prêmio em festival

Sábado, 24 de Novembro de 2012

Em seu vigésimo aniversário, o mais antigo festival de cinema ambiental do País, o ECOCINE - Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, abrigou o Prêmio Cia Rio que prestou homenagem ao melhor curta regional - Vale do Paraíba, Litoral Paulista e Baixada Santista. O documentário Sustentabilidade - Compartilhe esta ideia, dirigido por Virgínia Alves, recebeu o prêmio equivalente a R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria.

Para Ariane Porto, diretora do Ecocine 20 anos, o festival dá visibilidade às discussões ambientais, já que desconhecimento e a falta de informação continuam sendo os grandes responsáveis pela manutenção do estado de destruição e desperdício dos recursos naturais que se verifica atualmente. «Diante desse cenário, os programas educacionais são cada vez mais importantes. O ECOCINE abriu fronteiras, ganhou destaque e atenção do grande público, atraindo inclusive o público infantil, promovendo debates e ações junto às comunidades, além de proporcionar novos modos de integrar educação e audiovisual, finaliza Ariane.

A edição comemorativa de 20 anos do ECOCINE - Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos foi realizada em novembro em Caraguatatuba e em Campinas, interior de São Paulo. Por meio de filmes das edições anteriores e de novas produções, o público acompanhou o que de melhor vem sendo produzido em vários países sobre a conflituosa relação Homem/Meio Ambiente e Homem/Homem.

Virgínia explica que pensou no documentário como continuação de seu primeiro filme «O Caminho do Lixo no Litoral Norte» para mostrar o destino dos dejetos na região. «Uma das principais mensagens da produção é de que todos devemos diminuir o consumo e mudar nossas atitudes. Gostaria que todos pudessem ter a mesma preocupação que eu tenho vendo essa grande problemática do lixo, pois algumas cidades do Litoral não tem coleta de reciclável, queria poder acordar a população para juntos despertarmos nossos governantes», sonha Virgínia.

Confira uma pequena entrevista com Vírginia Alves

Como você desenvolveu o filme?

Virgínia Alves: O documentário é uma continuação do meu primeiro trabalho, que foi meu TCC da Universidade em que cursei Rádio e Tv, no qual fiz todo o trajeto que o lixo percorre no Litoral Norte e ele chama-se:" O caminho do lixo no Litoral Norte", pois infelizmente a questão do lixo aqui no Litoral ainda é uma grande problemática, inclusive em comunidades caiçaras. Então quis continuar este trabalho e enviei esse meu primeiro documentário como um projeto e consegui uma bolsa na MBA em Negócios da Sustentabilidade pela Unisantos. No trabalho de conclusão de curso continuei a pesquisa para saber o que tinha mudado depois de três anos de gravação, uma vez que o Litoral Norte de SP tinha planos de ter uma usina de lixo entre outras propostas, mas infelizmente nada ainda aconteceu e nosso lixo continua subindo a Serra, gerando muitos gastos e muitos riscos! Foi uma produção completamente independente onde fiz tudo sozinha contando apenas com a ajuda da minha mãe em algumas gravações e do meu grande amigo Lucas na edição, foi uma grande conquista em todos os sentidos e agora já estou animada para gravar meu próximo documentário. 

Qual mensagem você quer transmitir?

Virgínia: O que eu quero transmitir nesse documentário é que todos, mas falo diretamente para os moradores do Litoral Norte, que devemos diminuir nosso consumo, devemos mudar nossas atitudes, muitos moradores acham que o problema do lixo termina quando eles colocam seu lixo na rua, mas esquecem que existe um processo muito extenso e que custa muito dinheiro. Quero que as pessoas possam ver a importância de realizar pequenas atitudes. Gostaria que todos pudessem ter a mesma preocupação que eu tenho vendo essagrande problemática do lixo, já que algumas cidades do Litoral não tem coleta de reciclável, queria poder "acordar" a população para juntos "acordarmos" nossos governantes.

Para você qual a importância de receber o prêmio da Cia MultiRio?

Virgínia: Esse prêmio é de total importância, pois o Festival é desenvolvido por pessoas de muito renome no meio e saber que meu documentário teve destaque em meio a todos este profissionais de extrema competência é uma honra que até agora ainda não consigo acreditar, graças a ele, já recebi até alguns convites para palestras na Universidade que estudei e sei que abrirá muitas portas para meus próximos documentários. 

Quer saber mais? Confira o primeiro documentário de Virgínia Alves, nos links abaixo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NWrINFsMYWY 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=EstKqqbqNBY  

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4S8qqLPcgKM














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.

Warning (2): Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_hfr7datj7j0cj3cmv7rhcsnfo3, O_RDWR) failed: Permission denied (13) [Unknown, line ??]
Warning (2): Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) [Unknown, line ??]