Quinta, 10 de Novembro de 2011
O Centro de Observação de Aves do Cambucá, em Ubatuba, sediou o III Encontro Regional Circuito das Aves, no último final de semana, dias 4, 5 e 6 de novembro de 2011. O objetivo do evento foi apresentar o trabalho pioneiro de Ubatuba e capacitar os envolvidos no desenvolvimento dos trabalhos na implantação da atividade em seus municípios, visando os atrativos para a Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil em 2014 e das Olimpíadas, em 2016.
Por enquanto os municípios envolvidos são: Mogi das Cruzes, Salesópolis, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Cunha, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba. Os representantes envolvidos neste assunto estão elaborando um termo de parceria, a ser apresentado e assinado pelo prefeito de cada município para que os trabalhos tenham continuidade até os eventos mundiais que envolvem a região.
Até o momento, o Centro Cambucá foi a única trilha de observação de aves da região que passou por avaliação do Ministério do Turismo para o Projeto Bem Receber. O atrativo turístico já passou por duas etapas classificatórias, faltando apenas uma para o cadastro definitivo. Além disso, recentemente a trilha do Cambucá já foi incluída numa primeira rodada de negócios, com mais de trinta operadoras internacionais que estão elaborando os pacotes para 2014 e 2016, visando a Copa e Olimpíadas.
Segundo o organizador do evento em Ubatuba, Carlos Rizzo, a regionalização fortalece cada um dos municípios envolvidos. “Mogi das Cruzes será um dos municípios sub-sedes na Copa do Mundo de 2014. A cidade de Ilhabela, por sua vez, foi escolhido como o município indutor de turismo no Litoral Norte para o mesmo evento. Ubatuba, patrocinada pelo Sindicato dos Hotéis, busca a regionalização da atividade de Observação de Aves desde 2008. Cada um tem seus aspectos positivos, que atraem observadores para si e ajudam a divulgar os outros municípios envolvidos. A regionalização contribui, não só para este segmento, mas também para outros.”
Encontros anteriores - O primeiro encontro foi realizado em Ilhabela e teve como principal intuito, apresentar a atividade para o município de Mogi das Cruzes. O segundo Encontro foi em Mogi das Cruzes, com o objetivo de avaliar o potencial daquela cidade com relação a Observação de Aves.
Nesta terceira edição em Ubatuba, o evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Sindicato dos Hotéis (SINHORES), do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba e do Itamambuca Eco Resort.
Fonte: Fundação Florestal
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.