Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ubatuba recebe certificação do Programa Município Verde Azul

Sexta, 13 de Abril de 2012

Ubatuba foi pelo segundo ano consecutivo, o único município do Litoral Norte a conquistar a certificação do Programa Município Verde Azul, emitida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 

Para receber esta certificação, os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. 

Prêmio Franco Montoro 

Além do certificado Município Verde Azul, Ubatuba recebeu mais uma vez o Prêmio Franco Montoro, entregue para os 19 municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas. Ubatuba ainda foi contemplada com a parceria Verde Azul – pela parceria firmada entre prefeitura e a ONG Sapo-Uba, para destinação adequada do resíduo do óleo de cozinha usado – e recebeu certificado do Projeto Pacto das Águas, pelo cumprimento de todas as metas estabelecidas pelo mesmo.

O Programa 

O Município Verde Azul chegou a sua quarta edição, fortalecendo o planejamento ambiental e incentivando a participação da sociedade civil na agenda ambiental. 

Dos 645 municípios do estado que participam do Programa, delas 485 enviaram informações e foram avaliadas pela equipe do Município Verde Azul. Ao todo 158 foram certificados. Significa que mais de 20% das cidades do estado alcançaram médias acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100 – e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental. 

O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – Fecop.

Abril/2012














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.