Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Seminário Turismo Sustentável no Litoral Norte de SP: Desenvolvimento Participativo de Produtos Sustentáveis de Turismo Regional

Quarta, 29 de Julho de 2009

O Seminário sobre “Turismo Sustentável no Litoral Norte do Estado de São Paulo”, integrado ao Festival Gastronômico de Ubatuba 2009, ocorrerá em Ubatuba, SP, de 27 a 29 de Agosto de 2009 e conta com o apoio da AREUBA/ABRASEL e ABIH-SP.

Trata-se de uma atividade promovida pelo CEDS - Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável, uma parceria que reúne a Universidade Católica de Santos, as ONGs ambientalistas do colegiado ReaLNorte e a Petrobras.

A ideia central do Seminário é apresentar conceitos e práticas de turismo sustentável, focando a discussão nos elementos necessários para desenvolvimento e promoção de produtos sustentáveis de turismo da região, abrangendo as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, e Ubatuba.  

Em paralelo, pretende fornecer bases para a promoção de redes locais das experiências em turismo sustentável – integrando vários atores sociais e agentes econômicos.

Em cada período (manhã e tarde), dos três dias do evento, será priorizado um tema especifico. Tais temas serão expostos por palestrantes, comentados por um moderador, com destaque para Horácio Ocariz (Asociacíon Arte y Parte / CONICET – Conselho de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina) com base em sua experiência sobre o desenvolvimento territorial de importante área costeira da Patagônia Argentina.

Os principais temas que serão tratados procuram dar um panorama amplo para o desenvolvimento participativo de produtos turísticos sustentáveis regionais. São eles: 

  • Turismo Sustentável – Conceitos e Políticas Públicas para Formulação de Produtos Sustentáveis.
  • Atrativos e Patrimônios.
  • Infraestrutura e Serviços Básicos.
  • Infraestrutura e Serviços Turísticos - hotéis, restaurantes, marinas etc.
  • Arranjo Institucional e Gestão.

Com o evento, espera-se dar um passo decisivo para construir a integração dos parceiros que podem contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável na região.

O seminário será realizado no Hotel Recanto das Toninhas: Av. Marginal Toninhas (Rio- Santos) s/n, Praia das Toninhas, Ubatuba. Em anexo enviamos cartaz de divulgação do evento.

As INSCRIÇÕES devem ser feitas obrigatoriamente através do envio de email para  seminarios@cedslitoralnorte.org.br, ou pelo telefone (12) 3893-2063, com Rosana ou Arminda. Se a inscrição for realizada por email, por gentileza colocar como assunto “inscrição Seminário Turismo Sustentável”, com as seguintes informações: 

  • Nome
  • Instituição
  • Contato (email e telefone)
  • Dia/período (manhã e/ou tarde) que estará presente no seminário

 Atenção: Vagas limitadas!!!! 

Comitê de Promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte

A Universidade Católica de Santos, as entidades ambientalistas que integram o Colegiado ReaLNorte e a Petrobras, são parceiras na promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte paulista.

O acordo formalizado em julho de 2008, por meio de um convênio técnico-científico, selou o compromisso de promover debates e desenvolver o diálogo em torno de alguns temas centrais:

  • As operações com petróleo e gás no litoral norte e seus programas de gestão ambiental;
  • A avaliação conjunta dos impactos ambientais dos grandes projetos em implantação ou planejados para os próximos anos, para a região;
  • O acompanhamento das ações de gestão ambiental em escala regional, com destaque para a implantação e funcionamento das Unidades de Conservação (parques, estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e outras);\
  • As prioridades de ação para encaminhar a região para um desenvolvimento sustentável do ponto de vista econômico, ecológico e social.

Essa parceria pretende ampliar seu alcance com a participação dos principais interlocutores governamentais, empresariais e do terceiro setor, propondo como orientação geral a ideia de Desenvolvimento Sustentável estabelecida no Relatório Nosso Futuro Comum.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.