Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Seminário Turismo Sustentável e V Festival Gastronômico de Ubatuba

Quarta, 29 de Julho de 2009

O Seminário “Turismo Sustentável no Litoral Norte do Estado de São Paulo”,integrado ao Festival Gastronômico de Ubatuba 2009, ocorreu em Ubatuba, de 27 a 29 de agosto de 2009 e contou com o apoio da AREUBA/ABRASEL e ABIH-SP

Trata-se de uma atividade promovida pelo CEDS - Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável, uma parceria que reúne a Universidade Católica de Santos, as ONGs ambientalistas do colegiado ReaLNorte e a Petrobras.

A ideia central deste Seminário é apresentar conceitos e práticas de turismo sustentável, focando a discussão nos elementos necessários para desenvolvimento e promoção de produtos sustentáveis de turismo da região, abrangendo as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, e Ubatuba.

Em paralelo, pretende fornecer bases para a promoção de redes locais das experiências em turismo sustentável – integrando vários atores sociais e agentes econômicos.

Em cada período (manhã e tarde), dos três dias do evento, foi priorizado um tema especifico. Tais temas foram expostos por palestrantes, comentados por um moderador, com destaque para Alícia Tagliorette com base em sua experiência sobre o desenvolvimento territorial de importante área costeira da Patagônia Argentina.

Os principais temas tratados procuram dar um panorama amplo para o desenvolvimento participativo de produtos turísticos sustentáveis regionais. São eles:


• Turismo Sustentável – Conceitos e Políticas Públicas para Formulação de Produtos Sustentáveis.
• Atrativos e Patrimônios.
• Infraestrutura e Serviços Básicos.
• Infraestrutura e Serviços Turísticos - hotéis, restaurantes, marinas etc.
• Arranjo Institucional e Gestão.

Com a realização do evento, espera-se dar um passo decisivo para construir a integração dos parceiros que podem contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável na região.

O seminário aconteceu no Hotel Recanto das Toninhas: Av. Marginal Toninhas (Rio- Santos) s/n, Praia das Toninhas, Ubatuba. 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.