Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Segunda etapa da Oficina Ações de Interesse Sociombiental na Bacia do Juqueriquerê aconteceu em Caraguatatuba

Quarta, 04 de Novembro de 2009

A devolutiva da Oficina Ações de Interesse Socioambiental na Bacia do Juqueriquerê foi realizada no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Caraguatatuba, durante a manhã do dia 29 de outubro de 2009.

O objetivo de realização desta 2ª etapa da oficina foi dar informações devolutivas sobre as ações que foram levantadas e estão ocorrendo, e os diferentes atores que estão envolvidos desenvolvendo estas ações, dentro da área da Bacia do Juqueriquerê.

Para isso, a Dra Sandra Inês Baraglio Granja, especialista em negociação e resolução de conflitos, realizou novamente a mediação desta oficina.

Foi revisada a plataforma de concertação, que apresenta a Rede Institucional da Bacia do Juqueriquerê – Principais papéis X atores X instrumentos, assim como a proposta de gestão integrada X componentes X ações integradas na Bacia.

Houve também a exposição da representante da Secretaria Estadual de Saúde e da CTSan do CBH-LN (Câmara Técnica de Saneamento do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), Denise Formaggia, onde apresentou uma série de problemas levantados, as linhas de ações, como ações institucionais integradas, ações de monitoramento e do empoderamento da comunidade, e as estratégias de ações para dar continuidade ao trabalho iniciado.

A oficina encerrou-se com uma exposição de fotografias de um trabalho de campo de Mariana Checon, do Instituto Costa Brasilis, desde a cabeceira até a foz do Rio Juqueriquerê, revelando suas belezas naturais em contraste com inúmeras alterações antrópicas.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.