Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Saneamento é tema do próximo Fórum Nossa Ilha Mais Bela

Terça, 26 de Junho de 2012

O Instituto Ilhabela Sustentável (IIS) realiza no dia 27 de junho de 2012, às 19 horas, na sede do Parque Estadual de Ilhabela, uma reunião do Fórum Nossa Ilha Mais Bela. Aberto a todas as entidades representativas da sociedade civil – como associações de moradores, associações de Classe, ONGs, igrejas, escolas, iate clubes, entidades assistenciais – o encontro tem como objetivo estimular o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre as entidades pela construção de uma Ilhabela Sustentável.

No encontro – que está sendo retomado após um recesso –, o tema abordado será saneamento. Entre os principais tópicos a serem discutidos está a discussão de formas para se alcançar a universalização do acesso aos serviços de saneamento na cidade. Segundo o IIS, o uso do saneamento como um indicador de qualidade de vida é uma proposta da ONU (Organização das Nações Unidas), que define a universalização dos serviços de saneamento como uma das metas referentes ao bem-estar humano.

Na reunião, serão discutidos ainda os benefícios auferidos em qualidade de vida e saúde pública obtidos com recursos aplicados em saneamento e a importância do Plano Municipal de Saneamento como instrumento de planejamento efetivo de gestão pública para o alcance da universalização dos serviços. 

Sabesp 

Durante o encontro, haverá também a apresentação pela Sabesp da situação do emissário submarino em funcionamento no Itaguaçú, Região Central do arquipélago, com resultados do monitoramento – como a diluição e dispersão natural dos resíduos no mar, o comportamento das correntes marítimas da área, o impacto ambiental no fundo do mar (onde é feita a descarga) e parâmetros de nível de oxigênio da água.

A empresa falará ainda sobre a licença de operação emitida pela Cetesb, da previsão para a instalação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), sobre o andamento das obras das redes coletoras e estações elevatórias de esgoto, bem como o percentual atual de conexões à rede. A empresa também apresentará a previsão para execução de novas obras em regiões não atendidas pela concessionária, em bairros afastados do Sul e Norte, e do prazo para assinatura de um novo contrato de concessão. 

A sede do Parque Estadual de Ilhabela fica na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115, no Centro (Vila). Maiores informações através do telefone: (12) 3896-3015.

Segundo informações do IIS, o Fórum deverá ser realizado a cada três meses ou sempre que houver demanda.

Fonte: Thereza Felipelli/Imprensa Livre














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.