Segunda, 01 de Outubro de 2012
O projeto Morada de Barro faz parte das ações da Associação Elementos da Natureza nas Comunidades Tradicionais Caiçaras do Arquipélago de Ilhabela. Tem o objetivo de promover o continuum da cultura construtiva tradicional caiçara, proporcionando a renovação e o aprimoramento da técnica de construção em taipa de mão. É um dos ecoprojetos apoiados pelo CEDS.
Atualmente está em curso a segunda etapa do projeto, quando a equipe retorna à Baía de Castelhanos para realizar a reabilitação de uma casa caiçara, valorizando os construtores tradicionais do lugar e apresentando novas técnicas de construção com terra. Deste modo, irá demonstrar as possibilidades do material em resposta aos anseios contemporâneos de habitação.Inserido no contexto de melhoria da qualidade da habitação, da conservação da paisagem em áreas protegidas e do continuum da cultura caiçara.
Este é o propósito que guiou as atividades deste ano nas comunidades do Canto do Ribeirão, Canto da Lagoa e Praia Mansa escolhendo com os moradores quais seriam as casas indicadas para participar desta etapa do projeto e fazendo um diagnóstico da habitação caiçara atual.
A Associação Elementos da Natureza conta com recursos provenientes de edital do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável – CEDS. O ecoprojeto Morada de Barro é realizado por meio de metodologias participativas que possibilitam conhecer a cultura construtiva local para propor um design de qualidade em diálogo com a arquitetura praticada pela comunidade com a qual atua. Depois de selecionadas, o próximo passo foi definir o projeto de arquitetura e iniciar o trabalho no canteiro de obras.
Primeira edição
Realizada entre dezembro de 2009 e abril de 2010 na Baía de Castelhanos, pretendeu sensibilizar os moradores para a importância da manutenção e aprimoramento das técnicas por meio de oficinas práticas e apresentações sobre construções com terra. Contou com recursos da Taxa de Preservação Ambiental da Prefeitura Municipal de Ilhabela (TPA).
Fonte: Site Morada de Barro
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.