Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Roteiro dos “Passos dos Jesuítas" de Caraguatatuba

Segunda, 14 de Novembro de 2011

O trajeto é composto por uma trilha de 360 km, que passa, além de Caraguá, por Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba tem como objetivo promover o turismo histórico, cultural, religioso e de lazer por meio da peregrinação. 

A rota reproduz parte do caminho percorrido pelos jesuítas no século 14 no litoral de São Paulo e os locais de catequização e os monumentos que estiveram integrados à vida e o legado de Anchieta. 

Em Caraguá, os participantes passarão pelas avenidas José Herculano, na Barra do Juqueriquerê; Cristóvão de Barros e Miramar, na Praia do Porto Novo; Atlântica, na Praia de Aruan e Arthur Costa Filho, na Praia do Centro até chegar no Pórtico, localizado na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, com funcionamento 24 horas por dia. O caminho segue em direção à divisa com Ubatuba, pela Rodovia Dr. Manoel Hippolito do Rego, na Praia de Tabatinga.

Os aventureiros poderão complementar sua viagem e conhecer o Mirante do Morro de Santo Antônio; a Lagoa Azul, na praia do Capricórnio; o Ilhote da Cocanha; o Núcleo de cerâmica Terramar; a Praia Martin de Sá e a Fazenda de Mexilhões, a maior do Estado de São Paulo. 

A cidade tem um importante papel na história dos jesuítas. No século 14 a então chamada Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba era habitada por índios tupinambás e guaramomis, que começaram a ser catequizados pelos padres José de Anchieta e Manuel Veigas por volta de 1574. Na época, o lugar era conhecido como terra abundante em caraguatás, um tipo de bromélia cujas fibras eram usadas pelos jesuítas para confeccionar sandálias, daí a origem da denominação “Caraguá”. 

As rotas são monitoradas por chips de memória, inseridos em pulseira ou cartão, que registram a passagem pela cidade. Além de permitir que parentes e amigos acompanhem sua viagem, os trilheiros também podem postar mensagens, fotos e interagir com as redes sociais no portal do programa. 

Para se inscrever, basta acessar o site www.caminhasaopaulo.com.br, preencher formulário e imprimir a identificação eletrônica. O caminhante receberá um código de barras para ser trocado em um cartão nos postos indicados. A adesão ao ‘Passos dos Jesuítas’ é gratuita e haverá emissão de certificado de expedição contemplativa àqueles que passarem por12 pontos.

Passo a passo: Inscrição pelo www.caminhasaopaulo.com.br; impressão do código de barras; troca do código por um cartão eletrônico em um Posto de Emissão do Cartão Eletrônico – Pece (Peruíbe, Mongaguá, São Vicente e Santos); escolha do município para iniciar a caminhada; cumprida a passagem por 12 totens, imprimir o certificado. 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.