Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Rota retrata trajeto dos escravos no estado

Quarta, 25 de Janeiro de 2012

A Rota Dória foi uma estrada que passa por  Ilhabela até Salesópolis passando por São Sebastião, Caraguatatuba e Paraibuna. O Caminho que ligava São Sebastião a São José do Parahytinga (atual Salesopolis) , Vale do Paraíba em meados do século XX e surgiu como possibilidade de uma ligação direta com SP e  um melhor caminho que incentivasse o desenvolvimento do Porto e das cidades ao redor.

Foi aberta graças aos padres Manoel de Faria Dória e Valério Alvarenga, inspetores de estradas que iniciaram a construção no começo do séc XIX e usada para o transporte de mercadorias e pessoas.Quando foi fechada, acabou servindo como caminho clandestino  para tráfego de escravos após o advento da lei de Eusébio de Queiroz ( extinção do tráfico negreiro)

Hoje proporciona ao visitante, conhecer o trajeto dos tropeiros em meio da mata atlântica e o Cambuci (fruto típico da Serra do Mar) que de tão importante, já ganhou até uma “ Rota Gastronômica”. O local é uma opção de turismo ecológico e histórico com visitação para o Casarão Senzala, o Casarão do Café, o sítio chão d’água, a cruz do Dória, o Sítio Arqueológico São Francisco em São Sebastião, a fazenda Santana e um passeio de escuna fazem parte do roteiro. 

Mais informações sobre roteiros com a Ecotur – Agência de Turismo Receptivo e Eco-pedagógico, pelos telefones: (11) 4696-3211, 4696-3244, 4696 – 1363 e 7204-6312, pelo e-mail ecotur_turismo@terra.com.br, pelo site: www.ecotur-turismo.tur.br e pelo endereço em Salesópolis : Rua XV de novembro, 569 – Centro.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.