Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Reunião discute novos rumos do COMDIAL

Quarta, 12 de Janeiro de 2011

Com o intuito de dar novos rumos ao Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte de São Paulo, a pedido de alguns representantes de entidades ambientalistas do ReaLNorte, foi realizada uma reunião no dia 7 de janeiro de 2011, às 14h, no galpão de cursos e oficinas do CEDS, em São Sebastião.

Estiveram presentes membros do ReaLNorte, das Unidades de Conservação do Litoral Norte de São Paulo, da Petrobras e da Universidade Católica de Santos.

Na reunião foram definidos os representantes das instituições na coordenação do Comitê de Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte de São Paulo (COMDIAL).

A Prof.ª Adriana Florentino de Souza Leoni, diretora adjunta do Instituto de Pesquisas Científicas da UniSantos (IPECI), foi apresentada como a nova representante da Universidade Católica de Santos. Roberto Francine Jr. irá representar o ReaLNorte, Edson Lobato (Fredê), as Unidades de Conservação, e Marcos Vinicius de Mello, Alexandre Miranda, Leonardo Mitidiero e Tatiana Nader representarão a Petrobras.

Para a mediação, a UniSantos e a Petrobras sugeriram Sandra Inês, doutora pela Universidade de São Paulo, no Programa de Pós Graduação de Ciências Ambientais (PROCAM). Os membros do ReaLNorte e das Unidades de Conservação que não estiveram presentes na reunião serão consultados quanto a indicação e a definição será divulgada entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2011.

Retomada das atividades
Será dada continuidade a elaboração do plano de ação, sendo realizadas as últimas três reuniões, anteriormente previstas, que acontecerão a cada 15 dias com o auxilio de Marcela Sobral e a participação de todas as instituições participantes do COMDIAL. As datas ainda não foram definidas.

A estrutura do CEDS também foi pauta na reunião e será discutida durante as oficinas do Plano de ação. Chegou-se ao consenso de que é importante o CEDS ter uma equipe mínima permanente e também uma não permanente para a produção das oficinas e do seminário. Será definido entre os membros do COMDIAL como poderá ser realizada a contratação de empresas (equipe não permanente) e um termo de compromisso que deverá ser cumprido/assinado pelas empresas prestadoras de serviço para que estejam de acordo com os critérios de sustentabilidade adotados pelo COMDIAL.

A próxima reunião do COMDIAL está prevista para o dia 25 de fevereiro de 2011, às 14h, no Galpão de cursos e oficinas do CEDS, em São Sebastião. Nesta reunião, será apresentado o esboço do Plano de ação.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.