Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Projeto Juçara para Ilhabela realiza apresentação e oficina de degustação

Quinta, 23 de Agosto de 2012

Juçara para Ilhabela da Associação Elementos da Natrureza e apoiado pelo CEDS realizou recentemente uma apresentação do seu ecoprojeto no Lions Clube de Ilhabela e degustação da Juçara.

O objetivo principal era estabelecer contatos para futuras sinergias entre as atividades da organização e a criação de áreas para o plantio da juçara, já que os Lions Clubes  possuem um programa de plantio de árvores que é realizado por todas as unidades, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro.

Outro motivo  foi em relação ao interesse dos sócios em realizar plantio de juçara nas áreas de floresta de suas propriedades. Esta estratégia já havia sido considerada pela equipe de que alguns proprietários de extensas áreas de terras em Ilhabela pudessem apoiar o projeto para que fossem implantadas áreas de juçara.

Após a apresentação do projeto, foi realizada uma discussão da proposta e a degustação do suco de juçara.Algumas dúvidas  resultaram do encontro: o apoio do município para a continuidade das ações, a disponibilidade de polpa para o consumo em Ilhabela e o fato do município não possuir áreas agrícolas e nem mesmo uma secretaria para os assuntos relacionados com a produção local. A maioria dos presentes destacou a lei federal 11.947/2009, que obriga ao município a gastar 30% dos recursos da educação para compra de alimentação da agricultura familiar. Foi entregue aos presentes as sementes, mudas e polpa de juçara.

Para conhecer mais sobre a iniciativa entre no site da Associação Elementos da Natureza 

Agosto/2012














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.