Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Projeto Juçara para Ilhabela faz inventários e instala viveiro para incentivar a produção de juçara

Segunda, 16 de Julho de 2012

Alguns municípios do litoral norte e Serra do Mar estão desenvolvendo ações para o aproveitamento dos frutos da palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.), com resultados exitosos para a melhoria da alimentação e geração de renda sustentada para as comunidades caiçaras inseridas nas Unidades de Conservação e áreas de entorno. Por apresentar características nutricionais superiores e elevado potencial gastronômico, a polpa de juçara passou a constituir um novo ingrediente na culinária regional, como mais um atrativo turístico, valorizando um recurso que é abundante em toda a região, além de estar sendo incorporado gradativamente na merenda escolar da rede pública destes municípios. 

Apesar de já serem conhecidas algumas áreas de ocorrência da palmeira juçara em Ilhabela, a falta de estudos relacionados à sua localização exata e sobre o potencial de produção compromete o fomento pelo poder público local. 

Neste ano, o projeto Juçara para Ilhabela, ecoprojeto do CEDS realizado pela ONG Elementos da Natureza iniciou os levantamentos das populações nas comunidades da Ilha dos Búzios, onde foi identificado um potencial para a produção de sementes e mudas para enriquecimento nas capoeiras agrícolas e áreas de floresta em estágios mais desenvolvidos. As ações têm sido realizadas em parceria com o Parque Estadual de Ilhabela – PEIB, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI / São Sebastião-SP e Secretaria de Meio Ambiente – SMMA da Prefeitura Municipal.

Na lha dos Búzios, os conhecedores caiçaras estão participando ativamente dos inventários florestais, na localização das populações de juçara e na coleta de sementes. Algumas famílias têm acompanhado as atividades de despolpa e degustação do suco e as sementes estão sendo plantadas nos bananais e capoeiras agrícolas. Também foram instalados dois viveiros comunitários já com mudas produzidas em tubetes de bambu, sendo manejados pelas próprias famílias.

Este projeto busca integrar diferentes instituições públicas que atuam na gestão socioambiental do município e em parceria com as comunidades tradicionais caiçaras, com objetivo de gerar informações básicas sobre o potencial da juçara e subsidiar a construção de uma política municipal para o desenvolvimento desta atividade em Ilhabela e região.

Conheça o processo de produção de juçara nas fotos abaixo














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.