Quarta, 01 de Agosto de 2012
No Litoral Norte de São Paulo, na Praia da Fortaleza, em Ubatuba, está um dos melhores pontos para a prática do boulder (em português, "bloco de pedra"), um dos diversos modos de escalar, que oferece pouco risco de queda, mas exige grande esforço físico por causa da inclinação negativa.
O Pontão da Fortaleza é uma espécie de braço de pedra de cerca de 400 metros de comprimento, com extremidade banhada pelo mar.
Segundo André Berezoski, exercitante de boulder e professor de escalada, no local há blocos de rocha que chegam a medir quatro metros de altura, com graus de dificuldades diferentes, sendo alguns indicados para crianças a partir de seis anos.
De acordo com Berezoski, além da estrutura geológica privilegiada, o local reserva um visual incrível, em uma praia de poucos visitantes. "O Pontão da Fortaleza é referência no estado, pois possui grande diversidade de blocos e belíssima paisagem. A proximidade com o mar também agrada porque proporciona ao atleta um mergulho enquanto descansa da escalada", conta.
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.