Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Planos de expansão do Porto de São Sebastião estarão em debate

Quinta, 05 de Fevereiro de 2009


O debate sobre a ampliação do Porto

A análise pública dos aspectos socioambientais do plano de expansão do Porto é uma das pautas de interesse central para o Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte paulista. A infra-estrutura portuária gera uma série de desdobramentos na estruturação do território, em especial das cidades e do tráfego. Por outro lado, trata-se de tema estratégico para a economia regional e a criação de oportunidades de trabalho.

O debate tem também a finalidade de divulgar a proposta do Diálogo para a Sustentabilidade, de forma que as autoridades municipais e estaduais, as entidades representativas, estudantes e profissionais de diferentes áreas, se incorporem ao processo.

Perfil – Frederico Bussinger

Engenheiro e Economista
Formado pela Universidade de São Paulo nos cursos de Engenharia e Economia, Pós graduado em Engenharia Elétrica, também pela USP, e em Adminsitração de Empresas e Defesa da Concorrência pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente ocupa os cargos de Diretor Presidente da Companhia Docas de São Sebastião e de Diretor do departamento Hidroviário do Estado de São Paulo. Ocupou os cargos de Secretário dos Transportes do Município de São Paulo e Diretor presidente da São Paulo Transporte (SPTrans). Foi Diretor de Gestão Portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Presidente da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), Diretor de Operações da Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ) E Secretário Executivo dos Ministérios dos Transportes. Presidiu, ainda, o Conselho de Administração da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e também o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).

Perfil – Eduardo Hipólito do Rego

Advogado, ambientalista e consultor em meio ambiente
Especialista em Gestão de Ambientes Litorâneos pela Universidade de São Paulo e Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Assuntos Jurídicos da Câmara Municipal de São Sebastião e de professor universitário dos cursos de MBA em Gestão Ambiental Portuária na Universidade Católica de Santos e Direito Constitucional na Faculdades São Sebastião.

É representante Ambientalista do Litoral Norte no CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente, presidente do Grupo Setorial do Litoral Norte do Gerenciamento Costeiro, representante das FASS no Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião, e no Conselho da APA do Litoral Norte, e representante também do Instituto Educa Brasil no Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Perfil – José Pedro de Oliveira Costa

Arquiteto e ambientalista
José Pedro de Oliveira Costa foi o primeiro Secretário Estadual do Meio Ambiente de São Paulo. É Mestre em Planejamento Ambiental pela Universidade da Califórnia, Berkeley-USA, e Doutor em Estruturas Ambientais, com distinção, pela Universidade de São Paulo, onde é professor desde 1974. Foi por duas vezes Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, do sistema MAB-UNESCO. Como representante do Ministério do Meio Ambiente no Conselho Nacional do Meio Ambiente exerceu por diversas vezes sua presidência. Foi Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente onde coordenou o processo de criação de inúmeras áreas protegidas, preservando mais de 10 milhões de hectares, entre elas o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque no Estado do Amapá, a maior unidade de conservação da Amazônia com cerca de 3,8 milhões de hectares. Exerceu a função de Consultor especial do Diretor do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, em Paris. Foi membro fundador do Conselho da WWF do Brasil, da Fundação SOS Pró Mata Atlântica e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB. Na qualidade de representante do governo do Estado de São Paulo no Conselho Nacional do Meio Ambiente foi o responsável pela apresentação e defesa da resolução que delibera sobre a obrigatoriedade da inspeção dos veículos automotores. Foi coordenador do Programa Ambiental do Instituto Latino-americano, consultor e representante da América Latina no Conselho de União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN, Assessor Ambiental da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo quando alcançou a criação dos Parques Estaduais da Serra do Mar e de Ilhabela e o tombamento dessa Serra em toda sua extensão no Estado, representante nos estados de São Paulo e do Paraná da Secretaria Nacional do Meio Ambiente, Secretário-Executivo e Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo – CONSEMA e Coordenador do Consórcio Mata Atlântica. Entre diversos livros e artigos escritos em periódicos nacionais e estrangeiros é autor de “AIURUOCA, Matutu e Pedra do Papagaio”, um estudo de conservação do ambiente natural e cultural, publicado pela EDUSP.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.