Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Pesca irregular é multada em mais de R$ 1 milhão em SP

Quarta, 07 de Março de 2012

A etapa carnaval da operação Amazônia Azul de 2012 focou a proteção de áreas de pesca proibida do Litoral Norte Paulista e culminou com a autuação de uma embarcação da frota pesqueira industrial especializada em arrasto de fundo, no arquipélago de Alcatrazes.

Na madrugada da terça-feira de carnaval, a equipe de fiscalização ambiental federal, com o apoio da Policia Militar Ambiental, fazia vigilância discreta das áreas preferidas para a pesca quando percebeu a aproximação de uma embarcação de grande porte em uma das áreas mais ricas em biodiversidade. Ao perceber a presença dos agentes do Ibama e da Polícia Militar, a embarcação tentou fugir do local mas não conseguiu ir muito longe devido a uma pane no motor principal, permitindo, assim, a abordagem da fiscalização. O barco foi vistoriado pela equipe e rebocado por mais de seis horas até o porto de São Sebastião.

Os órgãos envolvidos, além de aplicar multa, apreenderam mais de seis mil quilos de pescados e retiraram todas as redes da embarcação. A tripulação estava totalmente irregular e todos os pescadores foram conduzidos para a Polícia Federal. Os peixes foram doados a instituições filantrópicas e comunidade carente da região. A Marinha do Brasil e a Defesa Civil de São Sebastião prestaram colaboração relevante nesta ação.

O Ibama, o Icmbio e demais órgãos parceiros darão continuidade à operação Amazônia Azul em toda a costa paulista com o intuito de proteger áreas de pesca proibida. O Escritório Regional do Ibama em Caraguatatuba, que coordena a operação, encaminhará informações completas sobre os ilícitos para o Ministério Público e a Polícia Federal com a maior brevidade possível. Ações empreendidas pelo Ibama receberam total apoio das estações ecológicas Tupinambás e Tupiniquins, do Icmbio, que contam com lanchas rápidas para a fiscalização federal marinha.

Fonte: Ibama 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.