Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Permacultura é tema de aulas no IPEMA

Segunda, 28 de Maio de 2012

O IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica) realizou vivência  em Permacultura de 21 a 27 de maio de 2012. Nas atividades, os participantes puderam experimentar como seria morar numa  ecovila e tiveram contato com diversas técnicas de permacultura em aulas teóricas e práticas.
A próxima vivência acontece em julho e terá como tema o manejo, plantio e produção de alimentos. Mais informações e inscrições pelo site novo.ipemabrasil.org.br

Entenda o que é Permacultura

Pode-se definir literalmente, como CULTURA PERMANENTE. O conceito foi desenvolvido nos anos 70 por dois australianos: David Holmgren e Bill Mollison, referindo-se à criação e desenvolvimento de pequenos sistemas produtivos organicamente integrados (a casa, o entorno, as pessoas...) proporcionando responder às necessidades humanas básicas de uma maneira harmoniosa. Ela se caracteriza por projetos que utilizam-se de métodos ecologicamente saudáveis e economicamente viáveis para responder a essas necessidades básicas sem explorar nem poluir o meio ambiente, buscando a auto-suficiência a longo prazo. Entende-se que tanto o habitante quanto a sua morada e também o meio ambiente em que estão inseridos fazem parte de um mesmo e único organismo vivo.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.