Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Parques Estaduais ganham melhorias

Sábado, 31 de Março de 2012

Exposição permanente e classificação das trilhas segundo a ABNT foram as primeiras ações do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica para proporcionar mudanças positivas para os frequentadores e ecoturistas dos parques estaduais de Ilhabela, Carlos Botelho, Intervales, Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Caverna do Diabo e Ilha do Cardoso. 

No Parque Estadual de Ilhabela, o Centro de Visitantes será inaugurado antes  da temporada nas férias de julho e terá uma exposição permanente sobre os principais atrativos existentes no local – trilhas, cachoeiras e pontos de mergulho – e seu entorno.

Recursos multimídias e fotos mostram as seis trilhas oficiais, sendo que três delas fazem parte do Programa Trilhas de São Paulo. A Estrada-Parque é outro destaque para os aventureiros, que podem fazer o passeio de jipe, atravessando a ilha até a Praia de Castelhanos. 

Há painéis informativos sobre o Patrimônio Arqueológico Histórico e Cultural, a Biodiversidade e Biodiversidade Marinha, as Comunidades Caiçaras e as Unidades de Conservação. 

O contrato para implantação das exposições do PEIb foi assinado em fevereiro deste ano.

Centro de Visitantes - Reformado em 2006 pelo Projeto de Ecoturismo, está localizado bem próximo ao parque e tem a função de interação com o público, educação ambiental e comércio de produtos associados ao parque. O local tem espaço para exposições temporárias de instituições parceiras, ONGs, comunidades e artistas locais e  será estruturada uma loja destinada a vendas de produtos associados às Unidades de Conservação, souvenires com o novo logo do Parque e artesanato das comunidades locais.

Se você também tem interesse de ser voluntário em um dos Parques Estaduais de São Paulo,  acesse http://www.fflorestal.sp.gov.br/amigosdoverde/

Fonte: Blog Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Caraguatatuba














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.