Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Oficina Sequestro Geológico será realizada na próxima semana em São Sebastião

Quinta, 18 de Outubro de 2012

Encerrando uma série de quatro oficinas que discutiram a neutralização de carbono acontece na próxima sexta, 26 de outubro de 2012, a Oficina Sequestro Geológico no Hotel Porto Grande (Avenida Guarda Mor Lobo Viana, nº 1440 - São Sebastião) das 9 às 16 horas. Para participar é só inscrever pelo telefone (12) 3892-3610.

Um dos coordenadores das oficinas, Beto Francine explica o que é sequestro geológico de carbono. "SG é uma das maneiras de retirar da atmosfera CO2 que são emitidos pelas atividades humanas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis". 

Oficinas anteriores

Foram realizadas três oficinas dentro desse processo que abordaram maneiras de compensar as emissões geradas conservando a floresta ou restaurando o meio ambiente; conceituaram o aquecimento global: efeito estufa, consequências das mudanças climáticas, organizações que neutralizam caborno, editais e normas da FUNBIO e do BNDS e certificação, tipos e inventário de emissões. Houve também a construção coletiva de sistemas de compensação pelos participantes.

Coordenador das oficinas, Francine comenta os resultados alcançados. " Foi criado o grupo CEDS Carbono e também capacitamos atores de ONGs e do governo no conhecimento e cálculos de compensação/neutralização de emissões de GEE para que saibam calcular emissões de diversas atividades e ou debater sobre este tema nos seus locais de atuação", finaliza.

Veja os links: Oficina I

Oficina II 

Oficina III REDD

PROGRAMAÇÃO:

9h às 9h10 – Abertura (Petrobras e ReaLNorte)

9h10 às 10h10 – Palestra “Captura e Armazenamento de Carbono: Alternativas Tecnológicas para um Mundo Dependente de Combustíveis Fósseis” – Prof. Dr. Sr. Rodrigo Sebastian Iglesias – Químico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPAC-PUC-RS)

10h10 às 11h10 – Palestra “Sites Piloto para Sequestro Geológico de CO²” – Prof. Dr. Sr. Roberto Heeman – Geólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul” (CEPAC-PUC-RS)

11h10 às 12h – Debate  

12h30 às 13h30 – Almoço no local (Hotel Porto Grande)  

14h às 16hs – Mesa redonda com os palestrantes Sr. Rodrigo Sebastian Iglesias, Sr. Roberto Heeman e mais um convidado a confirmar














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.