Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Oficina discute novo plano de comunicação do CEDS

Terça, 26 de Outubro de 2010

Raquel Siqueira, mestre em comunicação de riscos ambientais e que atualmente é coordenadora de comunicação do CEDS, apresentou a proposta inicial do plano de comunicação.

Logo após, o sócio-fundador da Global Map Internet Marketing, uma das primeiras agências especializadas em Marketing Digital do Brasil, e atual responsável pela área de WEB do Instituto Socioambiental (ISA), Alex Piaz, apresentou o site e as outras formas de comunicação utilizadas pelo ISA. Piaz falou sobre a importância atual das redes sociais e sugeriu a inclusão da utilização das mesmas no plano.

A jornalista e comunicadora social, Ana Catarina Nogueira, forneceu contribuições para a melhoria da comunicação com as comunidades locais e sugeriu que fossem adotadas, além das ferramentas de Internet, também métodos tradicionais de comunicação, como notícias em programas de rádios comunitárias, parcerias com restaurantes, pousadas, e contato direto com as lideranças das comunidades.

A oficina contou também com a participação de Ericka Liz Santos Lemos, profissional da Petrobras na área de comunicação e segurança de informações da Unidade de Operações de E&P da Bacia de Santos. Ericka apresentou como exemplo, um dos canais de comunicação da Petrobras, o blog Fatos e Dados, que se propõe a gerar diálogo e dar transparência aos acontecimentos recentes da Petrobras. O blog é também um espaço para tornar público o posicionamento da Companhia diante de temas relacionados à sua atuação.

Entre as principais sugestões apresentadas pelos participantes da oficina para o plano de comunicação estão: continuação da inserção de noticias, vídeos, áudios e imagens no site do CEDS, envio de boletins, ampliação do público externo no mailing, incluindo ONGs não conveniadas ao projeto de diálogo e comunidades caiçaras, comunicação não violenta entre as partes, utilização do conceito de educomunicação em todas as ações, parceria com a comunicação da Petrobras, comunicação através de redes sociais na internet como Blog, Orkut, Twitter, Facebook, entre outras.

As propostas geradas nesta oficina serão levadas para discussão em reunião do Comitê de Diálogo (COMDIAL), que definirá o formato final do plano de comunicação.

26/10/10














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.