Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Oficina de Introdução à Permacultura

Quinta, 29 de Janeiro de 2009

Curso, destinado a biólogos, arquitetos, conveniados e interessados em geral, tem como objetivo apresentar os conceitos da Permacultura como uma ferramenta para o planejamento sustentável.

O arquiteto e permacultor (fundador e Secretário Executivo do IPEMA), Marcelo Bueno irá ministrar a oficina. Marcelo é também membro do Conselho Ecovillage Network of the Americas-ENA, membro da Rede Brasileira de Ecovilas e especializado em filtros biológicos e design de Ecovilas e em planejamento em Permacultura.

Este será o primeiro de vários cursos e atividades ligados ao tema que serão realizadas ao longo do ano pelo Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte.

A oficina é gratuita e tem vagas limitadas. Os interessados em participar podem se inscrever no CEDS, que fica na Rua Três Bandeirantes, 116, no Centro de São Sebastião, ou pelo telefone (12) 3893-2063 (12) 3893-2063 . As inscrições também podem ser feitas por e-mail, sendo necessário o envio dos dados do participante (nome completo e telefone) para faleconosco@cedslitoralnorte.org.br, ou pelo site do IPEMA, www.ipemabrasil.org.br.

O que é a Permacultura

Criada na Austrália no final dos anos 70, a Permacultura é definida como uma cultura permanente. Esse conceito foi desenvolvido pelos australianos David Holmgren e Bill Mollison, e foi resultado da criação e desenvolvimento de pequenos sistemas produtivos organicamente integrados (a casa, o entorno, as pessoas, etc.) proporcionando responder as necessidades básicas de uma maneira harmoniosa.

Ela se caracteriza por projetos que fazem a utilização de métodos ecologicamente saudáveis e economicamente viáveis, que respondam as necessidades básicas sem explorar ou poluir o meio ambiente e que se tornem auto-suficientes em longo prazo.

Entende-se que tanto o habitante quanto a sua morada e também o meio ambiente em que estão inseridos fazem parte de um mesmo e único organismo vivo. A Permacultura trata as plantas, animais, construções, infra-estruturas (água, energia, comunicações) não apenas como elementos isolados, mas como sendo parte de um grande sistema intrinsecamente relacionado.

Para isso, faz-se necessário a observação e a combinação de vários aspectos: os ecossistemas, a sabedoria ancestral e também o conhecimento científico, aproveitando as qualidades inerentes das plantas e animais, combinando suas características naturais com os elementos que compõem a paisagem, e mais a infra-estrutura existentes, para que se possa produzir assim um sistema que suporte o desenvolvimento da vida, tanto na cidade quanto no campo, utilizando-se o mínimo de recursos possíveis.

Os sistemas Permaculturais são desenvolvidos para durar tanto quanto seja possível, com o mínimo de intervenção. Procura-se aproveitar também toda a flora local, associando árvores, ervas, arbustos e plantas rasteiras que se alimentam e se protegem mutuamente. A água da chuva também é aproveitada através da instalação de captadores, que faz com que a água seja armazenada e utilizada para diversos fins, como a descarga do vaso sanitário, por exemplo.

Esses são apenas alguns exemplos das muitas possibilidades trabalhadas nessa cultura. Conheça mais sobre essas experiências e técnicas na oficina de Permacultura ou pelo site www.ipemabrasil.org.br

Serviço: Oficina de Permacultura

Data: 3 de fevereiro de 2009, às 19 horas

Local: Galpão de Cursos e Oficinas do CEDS-LN

Endereço: Rua São Gonçalo, 86, Centro – São Sebastião - SP

Inscrições gratuitas: (12) 3893-2063 (12) 3893-2063 

Vagas limitadas














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.