Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Observação de Aves em Ubatuba serve de referência para estado do Rio de Janeiro

Segunda, 30 de Janeiro de 2012

Gestores e representantes de Unidades de Conservação do Rio de Janeiro, ligados ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Governo do Estado estiveram em Ubatuba, no final de janeiro de 2012, para conhecer o projeto de Observação de Aves desenvolvido no município. O primeiro local visitado foi o Centro Cambucá de Observação de Aves, situado nos limites do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba. Estiveram presentes na visita, representantes dos parques estaduais Cunhambebe, Serra da Concórdia, do Desengano e do Cairuçu.

Segundo o gestor do Parque Estadual Cunhambebe, João Emílio Rodrigues, a intenção é conhecer o projeto desenvolvido com sucesso em Ubatuba para se espelhar e levar uma atividade que promova o desenvolvimento sustentável da região. “Entendemos que as UCs têm que ser visitadas para serem preservadas. Então, estamos aqui para entender a relação das unidades de conservação com o Turismo de Base Comunitária  e as atividades correspondentes, como a observação de aves. Temos uma grande riqueza em comum, que é a Mata Atlântica e a possibilidade de criar roteiros integrados dentro do Mosaico Bocaina.

O roteiro organizado foi extenso. Quem acompanhou a comitiva fluminense na visita foi o ornitólogo amador Carlos Rizzo, mostrando o circuito, o funcionamento e a biodiversidade encontrada na região. Depois do Cambucá, a comitiva seguiu para o Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba, na Praia da Fazenda, onde foram apresentados todos os trabalhos relacionados à observação de aves desenvolvidos em Ubatuba, detalhando as vertentes de Turismo, Educação Ambiental, geração de renda e mídia positiva para a cidade.

No dia seguinte foi a vez da região sul e a comitiva teve a oportunidade de conhecer o Projeto Dacnis, Folha Seca e o trabalho no Sertão da Quina que capacitou 40 pessoas da comunidade com vistas ao Turismo de Base Comunitária e observação de aves. No terceiro dia, conheceram empresas como hotéis e restaurantes que apoiam e praticam a observação de aves em seu ambiente.

Um dos segredos para o sucesso de um projeto como este, segundo Carlos Rizzo, é o envolvimento da comunidade local.  “A formação de guias locais é muito importante, porque eles conhecem o ambiente, sabem onde encontrar as espécies que os observadores querem ver. Essa habilidade, ninguém substitui. O observador pode ser renomado e experiente, mas se não conhece o local, fica perdido. Por isso, aqui em Ubatuba, nos dedicamos à formação desses guias.”

Rizzo destaca que apesar de simples, o sucesso do projeto em Ubatuba é resultado de muita dedicação e anos de trabalho. “Os gestores sairam muito bem impressionados com o nosso trabalho. Eles perceberam que a implantação do projeto de observação em suas unidades vai demandar muito mais trabalhos do que pensaram inicialmente, tanto que já estão agendando novas vindas para Ubatuba e visitas técnicas em cada uma das suas unidades.”

Centro Cambucá

O Centro Cambucá de Observação de Aves foi criado em 2010, por meio de uma parceria entre a Fundação Florestal (PESM – Núcleo Picinguaba) e a Prefeitura de Ubatuba. O local possui uma diversidade de ambientes, que propiciam a visualização de grande quantidade de espécies, inclusive migratórias. A observação tem início à beira de um lago de beleza paisagística excepcional, que propicia a visualização de aves específicas deste ambiente.  O percurso tem nível de dificuldade fácil, com cerca de 1km e duração aproximada de 1h e 30min ida e volta.  

Além da obsevação terrestre de percurso, existe a possibilidade de passear de barco dentro do lago e conhecer outros ambientes, que abrigam outros tipos de pássaros. A trilha é toda orientada com placas bilíngues e a única da modalidade no Litoral Norte a ser classificada junto ao Ministério do Turismo como um dos destinos para turistas que virão acompanhar a Copa de 2014. A partir desta classificação, o roteiro ganhará implementos, como quiosque, torre e plataformas de observação em pontos estratégicos da trilha.

O Centro Cambucá de Observação de Aves está aberto ao público mediante agendamento prévio pelo telefone (12) 3832-9011 ou pelo e-mail agendamento.picinguaba@gmail.com .

Fonte: Fundação Florestal














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.