Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Núcleo Caraguatatuba sedia o 4º Encontro 700 AVES

Sexta, 28 de Setembro de 2012

O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba recebe, entre os dias 28 e 30 de setembro de 2012, a quarta edição do encontro “700 AVES”, um dos mais representativos do segmento, que vai reunir os municípios envolvidos no projeto de um roteiro integrado de observação de aves para a região. O objetivo do evento é apresentar e discutir as ações e os projetos que estão sendo desenvolvidos em cada município em Bird Watching (observação de aves). Atividade que vem crescendo no Brasil.

O nome do circuito – 700 AVES - vem da estimativa do grupo de observadores acerca da quantidade de espécies encontradas nos municípios que fazem parte do roteiro. Ao todo, participam da ação 25 cidades - Litoral Norte de São Paulo, Vale do Paraíba, Sul de Minas e Litoral Sul-Fluminense.

O trabalho envolve conceitos mercadológicos, estudo das aves e estratégias de conservação, tendo o Litoral Norte de São Paulo como eixo para a orientação das atividades, considerando a experiência e as atividades já desenvolvidas na região. O encontro, que é gratuito, está sendo promovido pelo grupo 700AVES, em parceria com o PESM - Núcleo Caraguatatuba e o Sindicato de Hotéis e Restaurantes do Litoral Norte.

Turismo sem fronteiras

Carlos Zacchi, gerente do Litoral Norte da Fundação Florestal e representante do Parque Estadual da Serra do Mar no evento, afirma que a observação de aves é um produto muito importante para o desenvolvimento sustentável da região. “Atualmente, o turismo no Litoral Norte tem características de veraneio e a observação de aves é uma atividade que mantém os visitantes durante todo o ano, devido à variedade de espécies de aves que são avistadas em diferentes épocas do ano. Outra vantagem é que estamos conseguindo transformar antigos caçadores em guias de observação, ou seja, agora eles são caçadores de cliques fotográficos. A comunidade é capacitada para atuar na preservação e passa a perceber que o pássaro vivo e solto tem muito mais valor”, explica.

Para Carlos Rizzo, um dos coordenadores do projeto o roteiro está sendo desenvolvido de acordo com os moldes internacionais. “A ideia é criar um produto turístico envolvendo todas as cidades que praticam a observação de aves na região. Desta forma, quebramos as barreiras territoriais entre as cidades, pois o turista entra em uma cidade e é estimulado conhece as outras do circuito”, complementa.

 SERVIÇO

4º Encontro 700 AVES

Local: PESM – Núcleo Caraguatatuba - Rua do Horto, 1200 - Caraguatatuba

Horário: Dia todo e atividades noturnas

Inscrições: (12) 3833-4541, com Carlos Rizzo

Fonte: CaraguaVerde













Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.