Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Novo Teatro Paiol em São Paulo será sustentável

Quarta, 12 de Setembro de 2012

No dia 18 de setembro de 2012 deve inaugurar em São Paulo o primeiro teatro construído de acordo com os princípios da permacultura, o Eco Teatro Paiol Cultural. A iniciativa é do ator Marcelo Mendes, em parceria com a empresa Cio da Terra, que decidiu reabrir o antigo Teatro Paiol, inaugurado em 1969, mas não sem antes submetê-lo a uma reforma radical.

A ideia é criar um espaço totalmente sustentável utilizando os princípios da permacultura, método que planeja sistemas e construções ambientalmente sustentáveis. Detalhes como a climatização, que utiliza energia solar, e a água da pia, reaproveitada nos banheiros, farão com que o espaço se diferencie dos demais. O isolamento acústico também será feito com um material alternativo, à base de celulose e fibras misturadas à água.

Além de teatro, o objetivo é que o local abrigue também um café, um espaço para shows e uma pista de dança. O espaço fica na Avenida Amaral Gurgel, próximo ao Minhocão. Depois de entrar em decadência, a casa fechou as portas em 2007 e permaneceu assim até então. Com a recente revitalização do Baixo Centro, o teatro promete tornar-se um importante polo cultural da região.

Fonte: Catraca Livre 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.