Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Novo sítio arqueológico foi descoberto na Ilha da Vitória em Ilhabela

Domingo, 17 de Junho de 2012

A etapa de campo realizada na Ilha da Vitória parte do Projeto de Gestão e Diagnóstico Arqueológico, por meio do Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela (IHGAI) e Secretaria Municipal da Cultura, e que contou com a participação da comunidade local, resultou na localização e cadastramento de mais um sambaqui denominado “Toca do Paredão”. Este sítio, que será alvo de pesquisas mais detalhadas ainda esse ano, está implantado em área abrigada e apresenta vestígios típicos das populações sambaquieiras antigas, como restos de conchas e de ossos de animais marinhos. 

A importância desse achado se deve não somente à raridade na localização desse tipo de sítio em condições de estudos científicos, mas também reforça a tese de que a Ilha da Vitória teria sido um importante território dominado pelos construtores de sambaquis.

“Os sambaquis da Ilha da Vitória que atualmente integram o domínio do Parque Estadual de Ilhabela, condição que contribuiu para a conservação da integridade dos seus vestígios, que despontam como mais uma das inúmeras riquezas desse magnífico arquipélago, cujo passado é cada vez mais conhecido através das pesquisas arqueológicas realizadas no município”, explica a arqueóloga Cintia Bendazzoli que coordena os estudos arqueológicos. 

Sambaquis são monumentos de caráter funerário elaborados e construídos por populações indígenas que habitaram a região há aproximadamente 2 mil anos. Por terem sido muito destruídos por conta das instalações de engenhos e fazendas no período colonial, e também devido à especulação imobiliária ocorrida em todo o litoral, os sambaquis são hoje protegidos por ampla legislação.

Fonte: O Noticiado














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.