Sábado, 23 de Junho de 2012
Incentivo a arquitetura Vernacular e a sustentabilidade numa construção de baixo impacto ambiental são os princípios que norteiam o ecoprojeto Morada de Barro II, da Associação Elementos da Natureza, selecionado pelo CEDS.
O objetivo da iniciativa, uma continuidade de atividades realizadas em 2009 e 2010, é aprimorar técnicas de construção com terra e paredes com taipa de mão presentes em Ilhabela, com isso melhorando a qualidade da habitação, da conservação da paisagem em áreas protegidas e valorizando a cultura.
Uma das comunidades da Baia dos Castelhanos será participante. O primeiro passo será conhecer o processo e os métodos utilizados pela comunidade ,para depois realizar oficinas participativas nas quais será enfatizado o respeito aos elementos do entorno e a capacitação de construtores locais, fomentando uma política pública de habitação.
Técnica
Consiste no preenchimento de uma estrutura de madeira ou bambu com barro. Material quase sem custo de transporte por ser local e que quando volta para o meio ambiente quase não o prejudica e pode ser reutilizado. Atualmente é estudada , usada e melhorada.
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.