Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Máquina trituradora de resíduos industriais transforma entulho em materiais reutilizáveis

Domingo, 22 de Julho de 2012

Utilizando os serviços da máquina Bullcon- Triturador de Resíduos Industriais, São Sebastião tem reciclado entulhos para a produção de materiais utilizados em pavimentações.

O secretário adjunto da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), Carlos Roberto Savery, destaca que a máquina só faz reciclagens de entulhos. “Esta reciclagem é transformada em agregado 1, 2, 3, 4 e também em bica corrida e pó de terra”, observou. “Todo material, produto desta reciclagem, tem sido usado como concreto na manutenção de vias públicas e ainda o serão, onde for preciso, de Costa à Costa, para manutenção”, destacou.

O encarregado operacional da Ecoservice, responsável pelo manuseio da máquina, Carlos Danilo dos Santos Penholotto, destacou que a grande vantagem da utilização deste maquinário é a economia de material por parte do Governo. “Agora, com esta reciclagem, o Município reduz seus gastos, pois recicla e reutiliza material que seria descartadol”, avaliou o encarregado.

Penholotto também explicou a operação. “Existe parte da mão de obra que separa o que é reciclável. A partir daí, retiramos do material que seria usado para entulho: pedra 34 (base para solos, um pouco menor que o rachão); areia e pedrisco (usados para guias, postes de iluminação, broquete, pontos de ônibus e calçada) e brita (para fazer concreto)”, exemplificou.

Para o encarregado operacional, a grande vantagem da utilização da máquina é o uso de materiais que não serviriam para nada e que passam a ser reutilizáveis .

Fonte: Imprensa Livre/julho 2012














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.