Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Litoral Norte realiza Oficina Regional da II Jornada Internacional de Educação Ambiental

Domingo, 13 de Maio de 2012

Entidades ambientalistas, instituições governamentais estaduais e municipais e educadores do Litoral Norte realizaram no dia 8 de maio de 2012, a Oficina Regional da II Jornada Internacional de Educação Ambiental, ligada à Conferência Rio +20, que será realizado no mês de junho, no Rio de Janeiro.

A oficina aconteceu em duas etapas no Litoral Norte, com uma palestra em Ubatuba, voltada para alunos da Escola Municipal Presidente Tancredo Almeida Neves, que contou com cerca de 100 pessoas, entre alunos de turismo e meio ambiente, além de ambientalistas e comunidade interessada. A segunda etapa foi um encontro no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, que reuniu cerca de 50 lideranças na área de educação ambiental da região.

O representante do Conselho Consultivo da UNEP (United Nations Environment Programme), Pedro Aranha, ministrou  a palestra “Rio 92 a Rio+20: Caminhos percorridos pelo Movimento Ambiental”. A representante do Instituto SuperEco, Andrée de Ridder Vieira, falou sobre a I Jornada de Educação Ambiental, realizada em 1992, paralelamente à Rio 92 e a II Jornada, que acontecerá neste ano, concomitante à Rio + 20.

 Pedro Aranha contextualizou as grandes conferências da ONU, realizadas no intervalo entre as conferências de 1972 e de 2012. Foram abordados assuntos relacionados à relação entre homem e o meio ambiente e o que vai acontecer na conferência deste ano, que tem como temas principais, a Governança e a Economia Verde. Aranha falou também sobre os eventos paralelos à Rio +20, que contarão com a participação da sociedade civil. O principal deles é a Cúpula dos Povos e os Diálogos para a Sustentabilidade.

 Andrée Rider explicou que a I Jornada Internacional de Educação Ambiental  oficializou o I Tratado de Educação Ambiental, que forneceu diretrizes para a criação da Política Nacional de Educação Ambiental. Durante a reunião regional, os presentes revisitaram o tratado e sua aplicabilidade na realidade local. Na ocasião, também foram confeccionadas bandeiras que representam a relação do Litoral Norte com o Tratado e estarão expostas durante a Rio + 20. Ao todo, foram confeccionadas sete bandeiras em  pano, utilizando diversos materiais, com temas ligados à realidade do Litoral Norte, como a importância dos recursos ambientais, as comunidades tradicionais, a vocação turística, a preocupação com os impactos das grandes obras, entre outros.

A organização deste evento foi desenvolvida a partir de um trabalho em rede e de mútua colaboração junto as instituições,alguns órgãos  e educadores dos quatro municípios – Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba; sendo eles: Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias do Litoral Norte, APA Marinha Litoral Norte, Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, Fundação Florestal, Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Agenda 21 de Caraguatatuba, ASSU-Ubatuba, Instituto Supereco, Sala Verde de Ubatuba, Projeto Tamar de Ubatuba, Maitaca Ecoturismo, E.M Pres. Tancredo Neves, Pousadinha (Ubatuba). Apoio especial do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável - CEDS Litoral Norte - Unisantos, ReaLNorte e Petrobras.
 
 Rio +20
A Conferência Rio+20, que acontecerá dos dias 20 a 22 de junho, reunirá líderes mundiais, vinte anos após o famoso Eco-92. O encontro tem como objetivos discutir maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor; garantir o comprometimento de cada país na sua obrigação de preservar o planeta; avaliar os progressos feitos até o momento e se as metas foram cumpridas; debater as lacunas existentes no implante de resultados e abordar novos desafios.

Com a proximidade da data do evento muitos brasileiros começam a se reunir para discutir sobre o seu papel na sociedade, afinal não são apenas os representantes que têm obrigações a cumprir. A ideia principal é que para transformar o mundo é preciso que as pessoas mudem as atitudes do dia a dia, que fazem a diferença quando realizadas por todos.

Para obter mais informações sobre o Rio +20, consulte o site oficial da conferência (www.rio20.gov.br) e conheça quais as iniciativas, as propostas e os documentos .
 
 Fonte: Fundação Florestal

VEJA MAIS

LITORAL NORTE REALIZA EVENTO PREPARATÓRIO PARA RIO+20 COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

http://www.cedslitoralnorte.org.br/ler/litoral-norte-realiza-evento-preparatorio-para-rio-20-com-foco-na-educacao-ambiental














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.