Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Litoral Norte realiza evento preparatório para Rio+20 com foco na Educação Ambiental

Segunda, 30 de Abril de 2012

A Oficina Regional do Litoral Norte Paulista referente à 2ª. Jornada Internacional de Educação Ambiental (EA) será realizada no dia 08 de maio de 2012 (3ª. Feira), das 9h30 às 17h30, no Centro de Visitantes do PESM - Núcleo Caraguatatuba.

 As educadoras e educadores ambientais da região estão convidados a participar deste evento preparatório para a Cúpula dos Povos e a Rio+20, e que tem o Tratado Internacional de Educação Ambiental (EA)para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global como foco central.

 Entre palestras e dinâmicas interativas, os participantes serão convidados a refletir sobre suas práticas em EA e sobre o trabalho em rede, a revisitar esse documento internacional escrito durante a ECO 92, e a propor ações em prol das Sociedades Sustentáveis. Serão produzidas bandeiras representando as práticas da nossa região, que ambientarão a tenda da II Jornada Internacional de EA, no mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

 O evento é aberto e gratuito, porém será dada prioridade aos 50 primeiros inscritos no link :  

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFFERDlKcHJ1UlgwcWo3LVgzbnhOQ3c6MQ.  

 Como facilitadores convidados para a Oficina Regional estão Pedro Aranha (UNEP Major Group and Stakeholders Advisory Group on International Environmental Governance), Andrée de Ridder Vieira (Instituto Supereco) e Jaqueline Guerreiro (Rede Brasileira de Educação Ambiental), todos participantes da Secretaria Executiva da II Jornada Internacional de Educação Ambiental.

 A organização deste evento foi desenvolvida a partir de um trabalho em rede e de mútua colaboração junto aos coletivos, instituições e educadores dos quatro municípios – Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba; sendo eles: Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias do Litoral Norte, APA Marinha Litoral Norte, Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, Coordenadoria de Educação Ambiental - SMA, Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Agenda 21 de Caraguatatuba, ASSU-Ubatuba, Instituto Supereco, Sala Verde de Ubatuba, Projeto Tamar de Ubatuba e Maitaca Turismo. Apoio especial do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável - CEDS Litoral Norte por meio do convênio: Unisantos, ReaLNorte e Petrobras.

Informações mais detalhadas poderão ser obtidas pelo email: salaverde.ubatuba@yahoo.com.br ou pelo facebook: http://www.facebook.com/events/115752421892271/

 2ª. Jornada Internacional de Educação Ambiental retoma o processo da I Jornada Internacional de Educação Ambiental realizada durante a Rio92, na qual foi aprovado o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, como parte das atividades realizadas no Fórum Global.

 E será mais participativa ainda do que a primeira, ao estimular a realização de oficinas locais e regionais com vistas a um caminhar a direção de uma existência sustentável, com pessoas que se ecoeducam e educam outras, na perspectiva do diálogo permanente, transformador com envolvimento de pessoas, de comunidades e nações para criar sociedades sustentáveis e eqüitativas. Mais informações sobre a II Jornada pelo site: www.tratadodeeducacaoambiental.net














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.