Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Instituto Ilhabela Sustentável realiza mutirão para limpeza de mangue

Sábado, 28 de Julho de 2012

Com o objetivo de preservar a área de manguezal localizada ao lado da balsa, na Barra Velha, e no Córrego da Água Branca, em Ilhabela, o projeto “Cuidando Bem do Nosso Lixo”, do Instituto Ilhabela Sustentável (IIS), promove no dia 29 de julho de 2012, a partir das 8h, a ação “SOS Mangue: Mutirão para a limpeza do manguezal”, ao lado das balsas, na Barra Velha.

A atividade – que visa conscientizar para a preservação dos manguezais e evitar maiores níveis de degradação – partirá da praia até o Fórum e será realizada em parceria com o grupo Escoteiros do Mar, Cebio, Caiçara Turismo, jogadores de rúgbi, praticantes de canoagem e stand-up paddle e amantes da natureza. “Por meio desta ação será possível demonstrar na prática que limpezas no ecossistema não resolvem o problema da degradação ambiental proveniente do lixo, se a fonte poluidora não for neutralizada”, diz o IIS. 

Para participar basta comparecer no local com luvas, calçando botas, se possível. 

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone   (12) 3896-3015 e 9793-8762 ou pelo e-mail secretaria@nossailhamaisbela.org.br.

Cuidando do lixo

Segundo o IIS, o projeto “Cuidando Bem do Nosso Lixo” tem como principal objetivo orientar a população para a redução da quantidade de lixo gerada, a coleta e a separação e destinação correta dos resíduos.

Importância dos manguezais

Manguezais são ecossistemas ricos em matéria orgânica, refúgios naturais para reprodução, alimentação e proteção de grande parte das espécies de fauna e de flora da região. Também são muito importantes, pois contribuem para a sobrevivência de aves, répteis e mamíferos, muitos deles em risco de extinção; por sua importância, possuem legislação própria, no entanto, devido a diversos tipos de impactos sofridos, têm sua integridade e capacidade produtiva diminuída e o grande volume de lixo lançado nos manguezais é um dos principais problemas enfrentados por estes ecossistemas. 

Fonte: Thereza Felipelli - Imprensa Livre














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.