Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Instituto Ilhabela Sustentável participa da reunião do CBH-LN que aprova moção sobre o Porto em Ilhabela

Domingo, 05 de Fevereiro de 2012

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizou sua terceira reunião ordinária no dia 16 de dezembro de 2012, no Centro Educacional e Cultural Prefeito Roberto Fazzini, na Praia Grande, em Ilhabela. O comitê contou com a participação do vice-prefeito de Ubatuba, Rui Teixeira; do vice-prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva Júnior; do vice-presidente da entidade, Georg Worth, e do secretário-executivo, Sylvio Bohn Júnior, e o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito.

A reunião contou com uma palestra sobre as vulnerabilidades socioambientais às mudanças climáticas na região, com Allan Yu, do Nepam (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais) da UNICAMP - quando foram apresentadas algumas áreas de riscos de deslizamentos, inundações e alagamentos nas quatro cidades do Litoral Norte.

O processo de construção do Relatório de Situação 2011 da Unidade de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos no Litoral Norte foi apresentado pelo biólogo Rafael Beltrame Bignoto.

Porto Cidade - Durante a reunião ainda foi aprovada uma moção de manifestação sobre o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) do Plano Integrado Porto Cidade. Constam na moção algumas solicitações do comitê quanto ao tratamento e à disposição final de efluentes, água para abastecimento do Porto Cidade, a gestão de resíduos sólidos, entre outros temas.

O trabalho do CBH é a oportunidade da sociedade civil e as administrações públicas se organizarem para buscar soluções para problemas relativos aos recursos hídricos e ao meio ambiente na região, contando com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para a manutenção e o financiamento de projetos voltados para recuperação, conservação e preservação dos recursos hídricos, um grande patrimônio de nossa região.

De Ilhabela, também estiveram na reunião o vice-prefeito e secretário de Esportes, Nuno Gallo; o secretário de Meio Ambiente, Rogério Ribeiro de Sá (Professor Catolé); a secretária de Saúde, Sônia Monteiro; o secretário de Finanças, Maurício Calil; o secretário de Obras, Flávio Miranda. A secretária municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Maria Inez Fazzini, e a Engenheira Sanitária, Denise Formaggio, da Secretaria Estadual da Saúde acompanharam a reunião do comitê, juntamente com representantes do Instituto Ilhabela Sustentável e do Parque Estadual de Ilhabela.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.