Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Grupo de monitores funda associação para capacitar guias ambientais nas comunidades locais

Domingo, 12 de Agosto de 2012

Com objetivo de capacitar novos guias para acompanhar visitantes dentro de Unidades de Conservação do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, um grupo de monitores fundou em Ubatuba a Associação de Monitores Ambientais Guanandi (AMG).

Poucos dias depois da divulgação do diagnóstico urbano ubatubense produzido pelo Instituto Pólis, a iniciativa chega para suprir uma das lacunas apresentadas pelo documento.

Segundo a equipe do Pólis, é preciso abandonar o atual modelo e aproveitar as potencialidades do município para alavancar o desenvolvimento econômico com base em um projeto de turismo sustentável. Diga-se de passagem, essa opinião emana diretamente da opinião pública da cidade.

Vice-presidente da AMG, Jane Fernandes, afirma que a ideia é criar oportunidades para que as comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras da região integrem o processo participativo de desenvolvimento regional com atividades ligadas ao ecoturismo.

Tal fato representaria um passo importante no sentido de garantir a infraestrutura necessária para a ampliação do turismo ecológico e cultural. “Ao formalizar um grupo de monitores, estamos conferindo a eles a credibilidade de serem profissionais capacitados, atuando para proporcionar a educação ambiental, o turismo e o lazer aos visitantes das unidades de conservação”, explica a vice-presidente.

Com 87% de sua área recoberta por vegetação nativa e com 68% do território sob as leis das Unidades de Conservação, Ubatuba mantém intacta uma parte considerável da Mata Atlântica ainda existente, incluindo a vegetação de restinga, e tem grande potencial para atrair turistas do mundo inteiro.

Para participar do projeto ou contratar os serviços da AMG, entre em contato pelo email

Fonte: Imprensa Livre/Agosto de 2012














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.