Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Filhotes de tartaruga cabeçuda nascem na Praia da Itamambuca em pleno Carnaval

Sexta, 24 de Fevereiro de 2012

Na terça feira de carnaval, 22 de fevereiro de 2012, foi encontrado um ninho de tartaruga marinha, da espécie Caretta caretta, popularmente chamada de tartaruga cabeçuda, na praia da Itamambuca, litoral norte do município de Ubatuba.

‘Um morador de Ubatuba ligou para o Tamar, dizendo que, após ter visto rastros na areia, viu um  filhote de tartaruga saindo do ninho. Graças aos cuidados do público local, que não tocaram no animal e protegeram a área do ninho, quando chegamos na praia, pudemos acompanhar mais um filhote saindo em direção ao mar’, relata o biólogo José Henrique Becker, coordenador técnico do Tamar.

Dos 34 filhotes que nasceram (contados pelas cascas dos ovos que ficaram no ninho), 29 foram soltos pelo técnico, pois os outros filhotes possivelmente já haviam conseguido sair anteriormente. Becker contou 80 ovos ao total e concluiu que a taxa de eclosão desta ninhada foi baixa.    

‘Ninhos esporádicos foram registrados no Sul e Sudeste do País. Hoje, estas ocorrências isoladas possivelmente estão relacionadas a distúrbios comportamentais individuais das fêmeas que desovam equivocadamente na região, já que as principais áreas de desova das tartarugas cabeçudas são o litoral baiano, capixaba e o norte do Rio de Janeiro’, explica o biólogo.

O litoral norte do estado de São Paulo e sul do Rio de Janeiro são considerados áreas de alimentação e, embora sejam raras as ocorrências de desovas por aqui, esta é a oitava vez - em 8 anos, que ninhos de tartaruga cabeçuda são encontrados na região.

Em 2003, 121 filhotes nasceram na Praia de Trindade em Paraty. Em 2005 foram encontrados dois ninhos em Ubatuba, com o nascimento de apenas 18 filhotes. Em 2007, 92 filhotes nasceram na Praia de Maresias em São Sebastião. Em 2009, a equipe do Tamar Ubatuba acompanhou na Ilha das Couves o nascimento de 45 filhotes e na Praia Vermelha do Centro, outros 106 filhotes.

Este ninho encontrado na Itamambuca é o segundo registro de reprodução de tartarugas neste verão aqui na região: em janeiro um filhote foi encontrado na Praia de Maresias, em São Sebastião.

‘O registro destas informações, a longo prazo, possibilitará no futuro verificar como estes ninhos poderão contribuir para a continuidade das populações de tartarugas marinhas em tempos de mudanças climáticas globais’, conclui o coordenador técnico do Tamar Ubatuba.

O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Pró-Tamar com o patrocínio nacional da Petrobras. Em Ubatuba o Tamar tem o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Fonte: Tamar














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.