Quinta, 12 de Julho de 2012
A Feira de Trocas de Ilhabela recebeu cerca de 400 pessoas na tarde do último domingo, 1º de julho de 2012, na Praça da Mangueira, no Perequê, com música ao vivo no “Palco Aberto” e música dos DJs Felipe Hadler e Júlio Bittencourt; oficina de compostagem e de peteca de palha; trocas de produtos, serviços e saberes e uma exposição de projetos sociais de Ilhabela e ecoprojetos da região no Mural de Sustentabilidade.
A oficina de compostagem com minhocário ministrada pelo permacultor Ricardo Thaler chamou a atenção e contou com 20 inscritos que aprenderam como potencializar todo o lixo orgânico gerado na cozinha de uma casa para formar um adubo para as plantas do jardim e da horta. Além de permacultor, Ricardo é designer de Sustentabilidade, graduando em Gestão Ambiental pela USP e criador da Rede de Minhocários Urbanos.
As crianças se divertiram fazendo suas trocas e brincando na Praça com as petecas de palha feitas artesanalmente por elas mesmas numa oficina promovida pela voluntária da feira, Karine Bakun.
Na segunda metade da feira o "Palco Aberto" da centenária mangueira da Praça recebeu diversos músicos locais que presentearam os participantes com muito improviso e descontração. A música boa também rolou com os DJs Felipe Hadler e Júlio Bittencourt na "Kombi Vitrola".
Em meio ao lazer, a intenção do projeto é propor uma reflexão sobre hábitos de consumo que estão diretamente ligados à destinação dos resíduos.
Novas formas de conduta - A partir de 2014, de acordo com a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, todos os dejetos devem ser despejados de forma ambientalmente adequada. A Feira pretende induzir novas formas de conduta nos indivíduos em relação ao meio ambiente.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram distribuídas ao público presente as tabelas de coleta do lixo orgânico e o lixo reciclável em todos os bairros da cidade.
Esta foi a 14ª edição da feira de trocas sendo a segunda de uma série de cinco eventos promovidos pela Associação de Músicos de Ilhabela em um convênio do CEDS-LN (Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte), em parceria com a Católica Unisantos, a Realnorte e a Petrobras.
A próxima edição da Feira de Trocas, Serviços e Saberes acontecerá no dia 5 de agosto (domingo), das 14 às 18 horas, na Praça da Mangueira, no Perequê.
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.