Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Evento de encerramento – ECONOTÍCIAS e AGÊNCIA JOVEM – em Caraguatatuba

Quinta, 27 de Setembro de 2012

Matéria de Leonardo Kanashiro – AGÊNCIA JOVEM DE NOTÍCIAS AMBIENTAIS DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

Na terça-feira, dia 4 de setembro de 2012, houve em Caraguatatuba, no teatro Mário Covas, o encerramento dos projetos Agência Jovem de Notícias Ambientais e Econotícias, apoiados pelo CEDS. Mesmo com a chuva tornando mais difícil a vinda do público, o evento contou com a presença de aproximadamente 450 pessoas; dentre elas, alunos da Escola Estadual Colônia dos Pescadores, algumas autoridades de Caraguatatuba (ver fotos e legendas aqui na matéria), e também, cidadãos interessados.

No evento foram mostrados os trabalhos de audiovisual – do projeto Econotícias -, produzidos no decorrer do ano em torno da temática ambiental. No programa de Caraguatatuba, exibido durante o evento, foram abordados os seguintes assuntos: Duplicação da Rodovia Tamoios; Proibição do estacionamento dos carros nas praias (a lei, antiga, passou efetivamente a ser fiscalizada); Alagamentos urbanos. Além disso, também foram veiculados alguns dos programas da rádio IMPACTO que ocorre na escola, foi mostrado o blog do projeto Agência Jovem (www.jovemnoticias.org.br), no qual constam as produções impressas dos alunos e, também, foi distribuída a 1ª edição do jornal IMPACTO. Estes três últimos produtos integram o projeto Agência Jovem de Notícias Ambientais do Litoral Norte de S.Paulo.

Na ocasião, ocorreram também momentos descontraídos como, por exemplo, antes da chegada da platéia. O grupo de jovens estava praticamente “de papo para o ar” e ensaiando as falas – sim, fomos nós, alunos do projeto, que apresentamos tal evento. Enquanto o ensaio acontecia, os produtores (que são nossos professores e fazem parte da equipe dos projetos) estavam quase se descabelando, pois a turma estava um tanto tensa e cometendo algumas “gafes” na hora de passar o que iria ser dito ali, em público.

Porém, assim que teve início o evento, deu tudo certo. Algumas coisas, logicamente, não acorreram como o esperado, porém, acredita-se que isso tenha até sido positivo devido à espontaneidade. Alguns exemplos disso foram falas de improviso do aluno Leonardo Kanashiro (aliás, é quem aqui escreve esta matéria) sobre os projetos e, ainda, quando Júlio, nosso produtor e professor do projeto Agência Jovem, começou a falar de seu trabalho focado na educomunicação.

Um ponto positivo foi a “mesa redonda” que Federica (Kika), nossa produtora e professora também do projeto Agência, resolveu chamar de “mesa virtual”, pois afinal… em tal mesa, havia apenas as quatro cadeiras das autoridades. Ou seja, rompemos com o padrão convencional da mesa (com a toalha e flores) e cadeiras com lugares devidamente distribuídos de acordo com os cargos de importância. A mesa era “imaginária” e o que ali importava, de fato, era o questionamento e as colocações dos convidados em torno do programa ambiental que foi exibido. Assim, as autoridades puderam opinar sobre o envolvimento dos alunos com as questões ambientais da região do Litoral Norte e, também, esclarecer dúvidas sobre Caraguatatuba.

Ao final, Eduardo Pane, diretor presidente da OSC (Organização da Sociedade Civil) Celebreiros, proponente de ambos os projetos, fechou o evento com um belo discurso após a entrega dos certificados de participação por professores da EE Colônia dos Pescadores.

Fonte: Agência Jovem de Notícias Ambientais














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.