Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Entenda a importância dos manguezais para o nosso planeta

Quinta, 27 de Setembro de 2012

Manguezais protegem as zonas úmidas costeiras, formam importante habitat, berçário para inúmeras espécies de peixes, crustáceos, mamíferos, aves e insetos. Cobrem menos de 0,1% da superfície terrestre, mas respondem por 10% do carbono orgânico dissolvido que flui da terra para o mar. São umas das principais fontes de matéria orgânica dissolvida no oceano.

Essa matéria orgânica  contém uma quantidade parecida de carbono que é armazenada nos céus como o dióxido de carbono atmosférico, um importante gás de efeito estufa, é muito importante no ciclo global do carbono atmosférico que  regula o dióxido de carbono e o clima.

Para entender os ciclos globais é preciso quantificar as fontes de carbono orgânico dissolvido nos mares e os manguezais desempenham um inesperado papel no ciclo global do carbono. Subidas e descidas das marés escoam o carbono para o oceano aberto, como um saco de chá mergulhado em uma xícara.

Já no oceano, o intenso sol tropical destrói alguns dos pontos mais delicados das moléculas de carbono orgânico dissolvido, entretanto, mais da metade da matéria orgânica dissolvida sobrevive ao ataque da luz solar e de bactérias. A conclusão é que manguezais são a principal fonte de carbono orgânico dissolvido no oceano aberto, sendo quase o triplo do que se estimava.

Porém, pelo crescente desenvolvimento costeiro e danos ao seu habitat, diminuíram pela metade nas últimas décadas.

Cada vez menores quantidades de detritos vindos de manguezais estão disponíveis para a formação e a exportação de matéria orgânica dissolvida para o oceano. Especula-se que o rápido declínio dos mangues ameaça o delicado equilíbrio e pode, eventualmente, desativar o importante elo entre a terra e o oceano,com sérias consequências para a composição atmosférica e clima.

SOS Mangue: mutirão para a limpeza do manguezal

No dia 28 de julho de 2012, o Instituto Ilhabela Sustentável e os Escoteiros do Mar Maembipe, CEBIO, Caiçara Turismo, atletas de rugby, canoagem e stand-up paddle, fizeram um mutirão para a limpeza do manguezal e da praia ao lado das balsas, até a foz do rio da Barra

Velha. Foram aproximadamente 100 pessoas que retiraram 30 sacos de 200 litros de resíduos, desde garrafas pet, plásticos e pneus, até capacete... 

O volume de esgoto despejado no mangue, rio e mar, inclusive por pequenos comércios do local, chamou a atenção e demonstra a falta de consciência de parte da população e a deficiência na fiscalização pelo poder público. 

A ação fez parte do ecoprojeto “Cuidando Bem do Nosso Lixo” apoiado pelo CEDS, que tem como principal objetivo, conscientizar a população para a redução da quantidade de lixo gerada, a coleta, separação e destinação correta dos resíduos.

Fonte: O Farol da Ilha nº 10 agosto e setembro de 2012/Instituto Ecofaxina/GT Educação para a Cidadania IIS














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.