Sexta, 07 de Setembro de 2012
Pelo menos 450 alunos da Escola Estadual Colônia dos Pescadores, de Caraguatatuba, participaram ontem, no Teatro Mário Covas, do encerramento dos ecoprojetos Agência Jovem de Notícias Ambientais do Litoral Norte e Econotícias.
Os projetos têm por objetivo chamar a atenção da comunidade local sobre variados temas que vão da água ao lixo através de diferentes meios de comunicação e envolvem 12 jovens, entre alunos e ex-alunos da unidade escolar localizada no Indaiá.
Durante o encerramento foram apresentados os programas audiovisuais desenvolvidos pelos alunos e que abordaram alguns temas da cidade, como: a proibição do acesso dos veículos às praias, cuja aprovação aconteceu este ano e já é aplicada e fiscalizada; a duplicação da Rodovia dos Tamoios e o problema dos alagamentos urbanos. Os participantes também apresentaram o www.jovemnoticias.org.br onde estão postadas várias produções da turma, além de alguns programas de rádio da Agência Jovem de Notícias Ambientais. Ontem também foi lançada a primeira edição do jornal Impacto, de criação dos integrantes.
Início
As atividades da Agência Jovem começaram em março de 2012 e um mês depois teve início o Econotícias. Os encontros com a turma ocorreram semanalmente na própria escola. O grupo também fez uma série de entrevistas, fotos e gravações em todos os municípios do Litoral Norte, em julho, com o objetivo de enxergar a região e seus problemas ambientais como um todo. Além disso, três dos jovens tiveram a oportunidade de participar da Rio + 20, em junho.
A iniciativa de ambos os projetos é da Organização da Sociedade Civil (OSC) Celebreiros, de São José dos Campos. De acordo com a representante do órgão, Federica Fochesato, o ponto comum dos dois projetos é estimular nos jovens o processo de cidadania através da educomunicação. “Sendo assim, questões ambientais do próprio local onde eles estão inseridos foram discutidas coletivamente para depois se transformarem em pautas”.
Segundo a diretora Marta Braz, a iniciativa dos dois Ecoprojetos da OSC Celebreiros é uma rica fonte de conhecimento para os alunos da escola. “Para eles, sem dúvida, a participação e o envolvimento com os projetos são uma possibilidade de crescimento pessoal e profissional”.
Esses ecoprojetos são viabilizados através do convênio ReaLNorte, Unisantos e Petrobras e são dois dos 17 ecoprojetos do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável (Ceds - São Sebastião) desenvolvidos no Litoral Norte.
Fonte: Mara Cirino/Imprensa Livre
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.