Warning (2): unlink(/home/storage/0/65/48/cedslitoralnorte1/public_html/portal2011/tmp/cache/models/cake_model_default_albuns) [function.unlink]: No such file or directory [CORE/cake/libs/file.php, line 292]
Ecoturismo na Almada apresenta roteiros caiçaras desenvolvidos - Portal CEDS

Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ecoturismo na Almada apresenta roteiros caiçaras desenvolvidos

Quarta, 31 de Outubro de 2012

Moradores da Almada em Ubatuba e representantes do Tamar, de operadoras de turismo, da  Fundação Florestal e outras instituições e empresas convidadas participaram do Lançamento dos Roteiros Implantados no último dia 26 de outubro de 2012, no Espaço Cultural Caiçara, na Praia do Engenho, em Ubatuba, promovido pelo Ecoprojeto Ecoturismo na Almada  da Associação Cunhambebe Ilha de Ancheita (ACIA) em parceria com a Aicás.

Na primeira parte do evento foi feita uma apresentação geral do Ecoprojeto: a metodologia aplicada, os estudos de campo, o curso de capacitação de monitores ambientais, a construção dos roteiros e estudos de viabilidade dos roteiros. Em seguida, um vídeo foi exibido com registros dos roteiros implantados. 

Após o vídeo, os participantes escolheram entre dois entre quatro opções de roteiros para realizarem. De acrodo com as avaliações entregues, os roteiros apresentaram um bom potencial de aceitação entre os convidados. Ao término dos roteiros foi servido um almoço caiçara no encerramento do evento.

 Confira:

Roteiro Visita ao Cultivo de Marisco: Apresentação dos procedimentos que deveriam ser adotados para o desenvolvimento da atividade. Na “mesa” ocorreu a demonstração de como se planta o marisco e quais equipamentos / materiais são necessários (semente, meia, rede); explicações de onde vem a semente (coletor artificial ou costeira – vantagens e desvantagens); tamanho dos mariscos, produtividade, limpeza e preparo. Após a saída com o barco, na marisqueira mostrou-se a forma de plantio convencional “long line”; disposição das redes nos cabos; tamanho do cabo, não pode encostar no chão, por qual motivo; temperatura ideal da água; tamanho para a coleta; tempo de desenvolvimento; quais os predadores;  fauna associada; manutenção; valor estimado; destino do produto; época certa para o plantio; sucessão ecológica;reprodução do marisco; o coletor artificial – comparar com o “long line”. 

Roteiro Pesca de Tróia: Apresentação dos procedimentos que deveriam ser adotados para o desenvolvimento da atividade. Ainda na praia foi apresentado ao grupo os petrechos utilizados nessa pesca – rede, malha, tamanho, artesanal, comprada, poita para que serve, canoa, remo, dois pescadores, etc. Após a saída com o barco explicou-se o que é a atividade pesqueira de “Tróia” e outras formas de pesca; Descreveu–se a pesca passo a passo conforme foi acontecendo – largando a rede; fazendo o cerco; fechando a rede; batendo a poita; profundidade / altura da rede; necessidade de dois pescadores (se for só um não dá para cercar na seqüência, pois a rede não vai estar arrumada da forma adequada – boia e chumbo); cerco com 2 canoas (maior chance de pegar o cardume – uma rede em cada canoa costuradas uma na outra). Após alguns comentários dos participantes retornou-se à praia.

Roteiro Observação de Tartarugas:  Apresentação de fotos e vídeos de tartarugas marinhas – espécies no mundo e no Brasil; Ubatuba, área de alimentação, parceria entre os pescadores e o TAMAR, primeira tartaruga marcada, quantidade tartarugas marcadas. Antes de embarcar os participantes receberam informações sobre os procedimentos que deveriam ser adotados para o desenvolvimento da atividade. A observação foi feita nas proximidades da Ilha do Nego, e neste local foram dadas informações gerais sobre as tartarugas marinhas – espécies mais avistada na nossa região; área de alimentação; o que se alimentam; idade aproximada; migração; desova onde nasce; vivem só; tartarugas marcadas aqui, depois capturadas em outros lugares (ex. Argentina), ou capturadas varias vezes no por aqui; não dá para saber o sexo quando jovem, sexo é definido em função da temperatura da areia. Após observarem as tartarugas e alguns comentários dos participantes retornou-se à praia.

Roteiro Trilha Brava da Almada: Apresentação da atividade  e dos procedimentos que serão adotados. Breve descrição sobre a Mata de Encosta, descrição do ecossistema; limites do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar), informações sobre as árvores nativas da região - juçara, brejaúva, tucun, pati e pidova, características do solo da mata de encosta; raízes superficiais. 

Ecoprojeto - promoveu a capacitação da comunidade do bairro de Ubatuba em monitoria ambiental e a criação de roteiros caiçaras para estimular o turismo fora de época e ao mesmo tempo conservar o meio ambiente. Foi apoiado pelo CEDS. Os roteiros: Trilha Brava da Almada, Costão Rochoso, Observação de Ardentia (noctiluca), Trilha Subaquática, Observação de tartaruga, Cultivo de marisco e Pesca de Troia foram os resultados finais da iniciativa.

 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.