Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ecoprojetos tem novidades em Ação

Quinta, 21 de Outubro de 2010

Após o período de um ano de apoio do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS), alguns dos 21 ecoprojetos tiveram suas atividades ampliadas.

As ações realizadas com o apoio do CEDS foram encerradas em maio. E desdobramentos ficam para os projetos como o "Semeando Viveiros"; o "Teatro Ambiental"; o "Plano de Manejo do Camburi; a "Revitalização e Sustentabilidade da Fazenda Sant'ana"; e, a "Escola Sustentável de Ensino Médio do Litoral Norte".

"O Centro de Educação Ambiental que não estava previsto no plano original do ecoprojeto é hoje tão importante quanto o próprio viveiro", afirma o responsável pelo projeto, Ricardo Anderáos.

Para a Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Ambiental, Gisela Testa, a participação das crianças foi uma surpresa, pois ela imaginava que animais fossem mais atraentes que plantas, e confessa: "estava errada, as crianças ficam muito interessadas pelas plantas, pelo seu desenvolvimento, suas sementes e a forma com que são dispersas".

Outra atividade que compõe a proposta do Centro de Educação Ambiental é o "OrganicVille", inspirado na cybermania do FarmVille/Facebook. Na prática é realizado o curso de horticultura orgânica quando toda a família pode participar e aprender brincando a cultivar seus próprios alimentos de maneira saudável e sustentável, pois o consumo da produção é de quem a cultiva.

Por meio da proposta "OrganicVille", o Centro de Educação Ambiental ajuda com uma pequena verba a auxiliar a sustentação de outras atividades ali desenvolvidas e oferecidas gratuitamente. Para mais informações sobre atividades do ecoprojeto, acesse: http://www.vivafloresta.org/

A boa notícia do "Teatro Ambiental – A prática da sustentabilidade" é que a dupla responsável pelo ecoprojeto está produzindo um DVD para contribuir com a realização de novas propostas ambientais, através da prática da educação pela arte, para que professores apliquem em sala de aula das escolas parceiras em Ilhabela.

Para Rubens Bianchi e Tina Bruncek, o vídeo, em finalização, é uma sistematização do que foi o processo de criação da peça. Apresentando sugestão de utilização do teatro como uma linguagem de educação e sensibilização, o DVD foi elaborado a partir das aulas de teatro, de alunos adolescentes, que acontece no "Espaço Cultural Pés no Chão" – organização sem fins lucrativos e produtora do Teatro Ambiental.

Para o DVD, o processo de criação da peça elege três exercícios básicos que compreendem na Criação do Enredo; na Impostação Vocal e no Trabalho Corporal, como sugestões livres para o professor criar juntamente com os alunos.

Valorizar o uso sustentável dos recursos florestais na comunidade do bairro de Camburi, em Ubatuba, trabalhando o resgate cultural de seu artesanato, foi o propósito do "Plano de Manejo do Camburi - Arte da Floresta: desenvolvendo a sustentabilidade", que lançou livreto e documentário em 14 de agosto.

Ambos com o título "Caminho do Meio - Desenvolvendo a sustentabilidade do artesanato em Camburi". O livreto conta a história do bairro de Camburi e seu artesanato, e o documentário tem filmagens e entrevistas com os participantes do projeto, além de imagens do cotidiano, dirigidas pelos próprios moradores do bairro.

A expectativa é que a renda gerada a partir da venda destes exemplares, destinada ao fundo do ‘Grupo Arte da Floresta’ - organizado e composto pelos participantes do projeto, seja para a construção de uma sede/ateliê para os artesãos.

Outra novidade é que a experiência do ecoprojeto foi multiplicada. Após o "Arte da Floresta", iniciou-se um projeto no Mosaico Bocaina, com intuito de identificar as práticas sustentáveis da região, quando, uma das ecoprojetistas teve participação no setor de Extrativismo.

O ecoprojeto "Revitalização e Sustentabilidade da Fazenda Sant'ana" segue com suas atividades com a publicação no Diário Oficial Federal, em Portaria No- 22, de 24 de Agosto de 2010, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, que autoriza novo projeto de Zoneamento da Arqueologia da Paisagem da Fazenda. Deste modo, desenha o fechamento e entrega do diagnóstico da Arqueologia da Paisagem no IPHAN.

Outra boa nova é a criação de um grupo de trabalho para resgate e elaboração de projeto das trilhas da Fazenda e a Estrada do Doria, que vai de São Sebastião até o município de Salesopólis. Deste grupo, participam os gestores do Parque Estadual da Serra do Mar dos Núcleos de São Sebastião e Caraguatatuba; a prefeitura de Salesopólis, os proprietários da Fazenda Santana, os ecoprojetistas Fernando e Sílvia Rego e estudiosos da Estrada Doria.

Como destaque fica a visita à Fazenda, em setembro, de membros do Cultural Herity Quality Managemente Internacional Organization, certificadora internacional de patrimônios culturais credenciada pela UNESCO, para início da certificação da Fazenda como Patrimônio Cultural de Relevância Internacional.

Com um tema inovador, o "Escola Sustentável de Ensino Médio do Litoral Norte: Concepção Político-Pedagógica", ampliou suas ações a partir da entrevista com o Ministério da Educação (MEC).

Na ocasião da apresentação do ecoprojeto ao MEC e para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, os ecoprojetistas, Maria Luiza Camargo (Malú), Juliana Bussoloti, Debora Olivato e Roberto Francine, receberam em julho o convite para palestrar no "Seminário Nacional de Educação Integral".

Promovido pela Coordenadoria Geral de Educação Ambiental (CGEA) do MEC, o ecoprojeto teve espaço no ‘Colóquio sobre Escolas Sustentáveis’. "Durante nossa palestra no Colóquio, pudemos contribuir com o debate sobre o tema e com a construção de políticas públicas sobre escolas sustentáveis", afirma Malú.

Em agosto, fato importante foi a indicação do ecoprojeto, pela CGEA, para instituições da região Sudeste/Sul que buscavam maiores informações sobre o tema, e o que gerou bons frutos. Os principais foram duas consultorias, em fase de desenvolvimento, para uma instituição pública do litoral sul paulista, e outra particular no Rio de Janeiro.

Mais desdobramentos são as consultorias realizadas pelos ganhadores do Concurso 'Estudo Preliminar Arquitetônico da Escola Sustentável de Ensino Médio do Litoral Norte Paulista', promovido pelo ecoprojeto. Para saber mais sobre os quatro vencedores do concurso, bem como promover trocas de diálogo e experiência sobre o tema, acesse o blog http://escolasustentavel.ning.com/

Confira nas apresentações o que foi realizado por cada um dos ecoprojetos apoiados pelo CEDS

21/10/10

VEJA MAIS

ECOPROJETO REALIZA OFICINA DE AQUECEDOR SOLAR

http://www.cedslitoralnorte.org.br/ler/ecoprojeto-realiza-oficina-de-aquecedor-solar

ECOPROJETO SOBRE TECELAGEM E FIAÇÃO REALIZOU MUTIRÃO

http://www.cedslitoralnorte.org.br/ler/ecoprojeto-sobre-tecelagem-e-fiacao-realizou-mutirao

ECOPROJETO PROMOVE PASSEIO CICLÍSTICO EM SÃO SEBASTIÃO

http://www.cedslitoralnorte.org.br/ler/ecoprojeto-promove-passeio-ciclistico-em-sao-sebastiao














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.