Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ecoprojeto Juçara para Ilhabela abre espaço para opinião pública

Sexta, 21 de Setembro de 2012

Juçara Maembipe – Ilhabela é uma ação da Associação Elementos da Natureza com o apoio do CEDS que está levantando o potencial de produção da polpa de juçara existente no município de Ilhabela para fomentar seu uso como alimento e enriquecimento de novas áreas.O projeto busca beneficiar as comunidades tradicionais caiçaras e a sociedade de Ilhabela com a melhoria alimentar e geração de renda através de práticas de manejo aliadas a conservação ambiental.

Depois de identificar e montar um inventário do fruto, criar viveiros com as comunidades e apresentar para outros setores o ecoprojeto em busca de apoio. O próximo passo é a discussão de uma política municipal para a criação de arranjos produtivos locais com a conservação ambiental e inclusão social aberto a consulta da opinião pública. Interessados em colaborar podem entrar em facebook.com/jucarailhabela ou deixar  comentário no site.

A iniciativa  tem sido realizada também por meio de parcerias com o Parque Estadual de Ilhabela – PEIB, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI / São Sebastião-SP, Secretaria de Meio Ambiente – SMMA da Prefeitura Municipal e Cambuci Projetos Socioambientais.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.