Segunda, 23 de Julho de 2012
Com apoio do CEDS e do Banco Itaú, as ações do ecoprojeto Cuidando Bem do Nosso Lixo dão prosseguimento com as visitas feitas pelo grupo de agentes para a cidadania – estudantes do ensino médio de Ilhabela, estagiários do IIS (Instituto Ilhabela Sustentável) e outros patrocinados por comerciantes do município – que vai de casa em casa conversando com a população sobre sua relação com o lixo.
O interesse em colaborar e participar motiva ainda mais essa turma na hora de falar com os moradores e veranistas sobre os hábitos deles. Nesta oportunidade, eles enfatizam a importância de separar o lixo que pode ser reciclado para encaminhá-lo limpo posteriormente e de diminuir a produção de lixo para preservar os recursos naturais usando como base os três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.
Até o final do projeto, todos os bairros da cidade deverão ser percorridos. Durante as visitas, os agentes também perceberam alguns obstáculos que dificultam como a falta de lixeiras públicas, caminhões coletores de lixos e um local específico para a destinação do “lixo limpo” e conheceram atitudes positivas como a produção de sabão com óleo de cozinha usado, artesanato com material reaproveitado e compostagem. Em todos esses encontros uma cartilha “Ilhabela: Cuidando bem do Nosso Lixo é distribuída”.
Palestras
Os profissionais da construção civil foram o público alvo da palestra do ecoprojeto que abordou a destinação do que resta nas construções, já que em um ano a atividade produz 2.500.000 quilos.
O cartaz com informações sobre descarte de materias da construção civil e a cartilha distribuídas nas visitas estão disponíveis paa download logo abaixo
Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.