Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ecoprojeto capacita comunidade de Almada para incentivar a preservação e o turismo fora de temporada

Quarta, 12 de Setembro de 2012

Como tirar proveito da natureza sem degradá-la. Pensando nisso surgiu o ecoprojeto Desenvolvimento do Ecoturismo na Praia da Almada  promovido pela Associação Cunhambebe Ilha de Anchieta em parceria com a ONG local Aicás.

Com o objetivo de elaborar e implantar roteiros caiçaras e capacitar a própria comunidade para trabalhar como monitores ambientais, o ecoprojeto pretende divulgar o bairro da Almada em Ubatuba para que os atrativos turísticos não fiquem restritos a temporada. “Essas atividades permitem a sensibilização do turista para a importância ambiental da região, a valorização dos aspectos da cultura local, a minimização da sazonalidade uma vez que o ecoprojeto visa o Ecoturismo principalmente fora da temporada de verão, e também a possibilidade de geração de renda para a comunidade local”, explica a coordenadora do projeto Flávia Cysne Suárez Navarro.

Hoje em dia, 20 pessoas participam diretamente da iniciativa, mas a meta é de atingir 70% dos moradores desde os que possuem bares até quem aluga caiaques. Após reuniões participativas, foi feito um levantamento, seguido de discussões de roteiros e a seleção de sete deles. Para cada um está sendo realizado um estudo de campo com reconhecimento  dos locais, logística e equipamentos necessários, apuração de trajetos, pontos de parada e interpretação, o que faz parte da construção do roteiro em conjunto.

Conheça os roteiros:

- Trilha Brava da Almada

- Costão Rochoso

- Observação de Ardentia (noctiluca)

- Trilha Subaquática

- Observação de tartaruga

- Cultivo de marisco

- Pesca de Troia

Depois de estabelecidos os pontos de interpretação, o nível de dificuldade, a duração do passeio, o tipo de ecossistema e atrativo que pode ser encontrado. O próximo passo será a elaboração de uma apostila de interpretação de roteiros e a produção de material de divulgação. 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.