Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ecoprojeto “ A Horta Pedagógica Escolar” vai incentivar a Educação Ambiental em escolas municipais

Quarta, 06 de Junho de 2012

A Horta Pedagógica Escolar: Semeando Sustentabilidade nas Escolas Municipais do Litoral Norte , da Associação Socioambientalista Somos Ubatuba é um dos ecoprojetos selecionados pelo CEDS.

O foco é a educação para a sustentabilidade, para isso o projeto pretende ajudar na difusão de conceitos sobre meio ambiente com um site interativo e dar subsídios para professores de Ensino Fundamental, trazerem a temática Educação Ambiental para o currículo escolar com o desenvolvimento de palestras e a criação de uma apostila .

Outra proposta é levar a uma escola de Ubatuba o projeto piloto de uma horta, que servirá para difundir exemplos , práticas e dinâmicas participativas sustentáveis de uso e ocupação do solo, produção  de mudas, alternativas de plantio, reciclagem e alimentação saudável, valorizando também a cultura tradicional.

Site interativo 

 Meio ambiente, sustentabilidade, ecologia serão alguns dos temas que serão discutidos na plataforma digital. Haverá um espaço para trocas e discussões e um periódico virtual.

Educação Ambiental

Todas as escolas vão ter reuniões de apoio técnico e material didático para facilitar a inclusão do tema no ensino escolar. A receptora do projeto piloto da horta terá oficinas de formação de conteúdo para os professores e atividades de teoria e prática para os estudantes.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.