Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ecoprojeto “A Horta Pedagógica Escolar recebe premiação

Sexta, 03 de Agosto de 2012

 Por meio do convênio COMDIAL (ReaLNorte, Unisantos e Petrobras), a Associação Sócio Ambientalista Somos Ubatuba desenvolveu em 2012 como parte das atividades do projeto Horta Pedagógica Escolar, o projeto piloto “A Horta Pedagógica Escolar: Semeando Sustentabilidade nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos ciclos I e II” na escola Madre Maria da Glória no município de Ubatuba a fim de difundir exemplos sustentáveis, valorizando a cultura tradicional e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

O projeto piloto recebeu o prêmio como um dos três melhores projetos desenvolvidos no município. A premiação aconteceu no novo teatro de Ubatuba e contou com a presença de cerca de 250 pessoas ligadas ao ensino no município.

Segundo o técnico especialista do projeto, Bruno Borbel Pitarello “As ações do projeto piloto aconteceram durante os meses de abril, maio e junho de 2012.O projeto aplicou junto aos estudantes práticas pedagógicas, subdivididas em três temas: Alimentação, Resíduos Sólidos e Horta orgânica.  A equipe do projeto participou também das reuniões de HTPC e de planejamento dos professores onde foi possível apresentar as práticas desenvolvidas e aplicar o uso dessas atividades com os demais estudantes da escola”.

O desenvolvimento da horta pedagógica tem o intuito de despertar um senso crítico nos participantes, capazes de compreenderem as transformações do meio ambiente como um todo, promovendo a saúde, preservando e protegendo o espaço em que vivem. Dessa forma, pretende-se fazer com que a horta pedagógica escolar seja um laboratório vivo, capaz de dinamizar o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem, promovendo maior socialização entre o corpo escolar, efetivando uma prática que garanta a cidadania e integre meio ambiente, saúde e desenvolvimento social. 

O projeto piloto é apenas uma das ações do ecoprojeto. As atividades também contam com um site interativo  com material pedagógico, manuais, textos , muita prática com horta e um espaço de debates onde os professores e profissionais de educação podem trocar experiências ligadas ao ensino através da horta.

Próximos passos

As atividades com os alunos estão sendo finalizadas. Agora, o público-alvo são os professores dando continuidade aos contatos já estabelecidos e trabalhando na elaboração da Apostila do Educador.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.