Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Ecocapacitação em Tecnologias Sustentáveis é mais um dos projetos do IPEMA

Quinta, 07 de Junho de 2012

Ensinar técnicas de construção que agreguem baixo custo e menor impacto ambiental em cursos em finais de semana é o que pretende o IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica) com o ecoprojeto Ecocapacitação em Tecnologias Sustentáveis é um dos selecionados e apoiados pelo CEDS em edital.

Cada curso terá 16 vagas e abordará técnicas de construção ecológica com aulas práticas e teóricas. O primeiro será realizado no dia 23 e 24 de junho, as inscrições para já estão abertas e podem ser feitas pelo site novo.ipemabrasil.org.br ou pelo telefone (12)3848-1801 (das 8 às 13 horas). As oficinas acontecem na sede do IPEMA( Rua Beira Rio, 43 – Corcovado – Ubatuba).

O ecoprojeto consiste em capacitações em métodos alternativos de construção e saneamento sustentáveis incentivando o uso de materiais como palha, terra, bambu, telhas ecológicas em detrimento dos produtos industrializados como cimento.

 O objetivo é formar agentes multiplicadores de conceitos ecológicos que poderão aplicar futuramente na comunidade e nas suas residências o que aprenderam.

Serão cinco cursos que dão continuidade ao processo já iniciado em 2009 com o ecoprojeto “Centro Educacional Demonstrativo de Tecnologias Sustentáveis também coordenado pelo CEDS.

Saiba mais sobre os tópicos que serão abordados 

  • Construções ecológicas
  • Sistemas de captação e tratamento de água e esgoto
  • Sistemas de energias renováveis














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.