Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Defeso dos camarões continua

Sexta, 30 de Março de 2012

A APA Marinha Litoral Centro e Norte, Unidade de Conservação gerenciada pela Fundação Florestal/Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo junto com outras instituições ligadas a preservação do meio ambiente querem conscientizar e informar ao consumidor sobre o período de defeso do camarão (rosa, sete-barbas, branco, Santana e barba-ruça) que ocorre entre 1°de março e 31 de maio de 2012.

Nesta época, a comercialização só é permitida quando comprovado que o camarão foi capturado antes do período de defeso, mediante a apresentação da declaração de estoque, fornecida pelo IBAMA e todos os estabelecimentos que comercializam esse recurso devem obtê-la. 

Sendo, o camarão , um recurso pesqueiro de grande valor comercial amplamente consumido, ele se encontra sobre-explorado, por isso a paralisação da captura para essa espécie é indispensável.

Defeso - A paralisação temporária da pesca visa a preservação da espécie, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes (Lei n° 11959/09).














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.