Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Conselho de desenvolvimento define plano de trabalho para a Região Metropolitana Vale/LN

Quarta, 02 de Maio de 2012

Os prefeitos dos 39 municípios que integram a RM Vale/LN (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) reuniram-se segunda-feira, 23 de abril de 2012, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, para a 1ª reunião do Conselho de Desenvolvimento. O encontro foi coordenado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.

Dentro da pauta da reunião, houve a eleição do presidente e vice-presidente do conselho, que será chefiado pelo prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, e pelo prefeito de Queluz, José Celso Bueno. Os nomes foram indicados na reunião do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), realizada na última semana, e aprovados por aclamação dos prefeitos que integram o conselho da RM Vale/LN. Em seguida foram entregues as cópias da proposta do regimento do Conselho do Desenvolvimento. Os prefeitos terão um mês para analisar o documento e sugerir mudanças e aprovar na próxima reunião.

Foi aprovada, também, a criação de 16 Câmaras Temáticas: planejamento e uso do solo; transporte e sistema viário regional; habitação; saneamento ambiental; meio ambiente; desenvolvimento econômico; atendimento social; esportes, lazer e cultura; turismo; agricultura e agronegócio; saúde; educação; segurança pública; recursos hídricos; defesa civil; e preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e natural.

O secretário Edson Aparecido adiantou que os temas para a próxima reunião do Conselho serão saúde e transportes. O encontro ficou agendado para o dia 28 de maio de 2012, no município de Cruzeiro. A data foi sugerida pelo prefeito Antonio Carlos devido a realização de uma reunião do Codivap, que será dia 21 do mesmo mês, em Caraguá.

No final, foram apresentados os resultados dos workshops das sub-regiões da Região Metropolitana. No Litoral Norte verificou-se a necessidade de dinamizar eventos turísticos, instalar bicicletários, implantar ciclofaixas, melhorar as rodovias existentes, construir hospital regional, um centro de tratamento para dependentes químicos e uma usina regional de lixo e fixar profissionais da saúde, entre outras.

Fonte: Site Costa Norte














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.