Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Conheça o Projeto Tamar que há mais de vinte anos atua na preservação das tartarugas marinhas no Brasil

Sexta, 03 de Agosto de 2012

O Projeto Tamar é uma parceira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Fundação Pró- Tamar. Criado em 1980, é patrocinado pela Petrobras e desde  1991 vem atuando em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, na proteção das tartarugas marinhas, espécies ainda ameaçadas de extinção, desenvolvendo ações de pesquisa científica, educação ambiental e programas sociais. Com o apoio voluntário de pescadores, mais de 9 mil tartargas marinhas presas em redes de pesca foram salvas e marcadas.

O Centro de Visitantes da Base Tamar Ubatuba está instalado em uma área de 2100m2 onde exemplares de quatro espécies de tartarugas marinhas estão expostos com fins educacionais, em tanques e aquários. Um deles possui uma praia artificial e visores panorâmicos , nos quais o visitante pode observar as tartarugas submersas. Outras atrações do local são as réplicas, silhuetas, maquete de nascimento dos filhotes, museu com peças biológicas (cascos, ossos e esqueletos), espaços temáticos, painéis foto-explicativos, auditório, lanchonete, sala para recreação infantil e playground. Há ainda o Casco Acústico, espaço para apresentações musicais e artísiticas, o Museu Caiçara com acervo de mais de 200 peças e a Loja Tamar. O circuito de visitação é acompanhado por monitores.

Aberto a visitação pública de domingo à quinta-feira, das 10 às 18 horas, às sextas-feiras, sábados, feriados e férias escolares, das 10 às 20 horas. Durante o período letivo fecha às quartas para manutenção

Agendamentos podem ser feitos por telefone. O endereço do Tamar Ubatuba é Rua Antônio Athanásio da  Silva, 273 – Itaguá. Mais informações pelo site www.projetotamar.org.br, pelo email tamaruba@tamar.org.br ou pelos telefones (12) 3832-6202 ou 3832-7014.

A Loja Tamar fica na Rua Guarani, 835.














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.