Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Conheça o projeto Células da Transformação

Domingo, 30 de Setembro de 2012

O  que são Células? O que é Transformar? Algumas práticas e perspectivas do Projeto

Depois de um ano e 4 meses de práticas, o projeto células de transformação realizou com três comunidades (Peri Alto, Guarani, Limão) e uma escola na Zona Norte de São Paulo, e uma comunidade em Ubatuba, processos de protagonismo comunitário e desenvolvimento local. Atividades com crianças, jovens e adultos, desde educação ambiental a formação de associação de moradores, com uma linha mestra: co-criar novas perspectivas que gerem autonomia e capital social, por meio do despertar do sonho. E, assim como uma célula, trabalhar desenvolvimento local de maneira holográfica: pessoa, grupo e território que se transformam simultaneamente. Aquele incrível impulso que te lança para mudar o mundo, se volta para você, para transformar, ao mesmo tempo, a si mesmo, em comunidade.

O projeto é um laboratório vivo de práticas sociais em desenvolvimento territorial e organizacional, um espaço de experimentação de novas formas de organização e mobilização de potenciais de pessoas. Pois aqui, é criar, sem receitas e sem moldes, com outras pessoas, novas realidades mais verdadeiras e sustentáveis. É se lançar e desafiar para expandir seu limiar e sair fora da caixa.

Ecoprojeto

O Células da Transformação Sesmaria apoiado pelo CEDS e realizado pela Armute/Armutel tem como objetivo incentivar e capacitar os moradores do bairro de Ubatuba em construções sustentáveis, educação ambiental e cidadania.

Fonte: Células da Transformação - Moverjuntos.blogspot














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.